Black Friday MetaLife, descontos de até 50%

138 anos de Joseph Pilates

Compartilhar

Dezembro, último mês do ano, é recheado de comemorações natalinas e ainda marcado pelas celebrações do aniversário do inventor do método Pilates de condicionamento físico.  Joseph Pilates! 

Nascido na cidade de Mönchengladbach, na Alemanha, em 1881, participou praticou de muitos esportes em sua adolescência como ginástica, esqui, mergulho e boxe. Sua morte teve registro no ano de 1967, aos 87 anos. 

No Brasil, o método inicialmente denominado como “CONTROLOGY” a arte do Controle, que vem de “control” (controle) e “logy” (estudo, ciência), corresponde à capacidade de controlar o corpo e seus movimentos, chegou ao Brasil através de Alice Becker Denovaro, que foi a primeira brasileira a se certificar para instrução da Técnica de Pilates. 

A evolução do método  

Sendo considerado uma revolução do mundo da atividade física, o Método Pilates, vem ganhando cada vez mais relevância com o passar dos anos, sendo recomendado por médico e especialistas. As razões para todo este sucesso estão na grande quantidade de benefícios e o rápido resultado atingido pelo Pilates.   

O que para muitos já foi uma atividade física “da moda”, hoje é comprovado como a melhor atividade física quando se trata de melhorar a postura, a flexibilidade, a consciência corporal e o equilíbrio do corpo, além de ser indicado por médicos, ortopedistas e fisioterapeutas para a reabilitação física, condicionamento físico e bem-estar. 

Existem duas variações para o Pilates, o método convencional, realizado em estúdios por aparelhos com o uso de molas, que proporcionam graus variados de resistência muscular e garante maior estabilidade da coluna durante os movimentos, e também o Pilates Solo, que tem como principal instrumento a gravidade do próprio corpo, com auxílio de aparelhos como bola, elásticos, halters entre outros. 

O legado de Joseph 

Joseph Pilates sempre manteve a sua boa forma física mesmo no período em que sua idade já se encontrava mais avançada. 

Ao longo de sua vida, ele ensinou o seu Método a milhares de pessoas, mostrando a importância dos exercícios e os benefícios que cada um deles traziam e trazem até hoje para o corpo e a mente. 

Pilates entendeu que para o corpo estar em boa forma é necessário a mente estar em boas condições, por isso seu Método trabalha todos os dois de um jeito harmonioso. 

Suas técnicas utilizadas em cada um dos movimentos criados por ele e todos esses benefícios proporcionados pelo Método, são os seus principais legados até hoje deixados para nós pilateiros. 

“Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos.” 

Conclusão 

Em tempos em que o cuidado com a saúde e bem estar está cada vez mais evidente e explorado, o Pilates se destaca e coleciona inúmeros relatos de pessoas que garantem serem muito mais felizes e saudáveis depois de conhecer esta atividade. 

Como dizia Joseph Pilates: “Uma boa condição física é o primeiro requisito para ser feliz”. 

 

 


Compartilhar

Deixe um comentário