Black Friday MetaLife, descontos de até 50%

Aula de Pilates online

Compartilhar

Aula de Pilates online dá certo? Por onde começar?

Para iniciar no digital ou aperfeiçoar seu trabalho online, as ferramentas mais importantes são: planejamento, determinação e muita criatividade. O primeiro passo é dedicar um tempo generoso para estruturar seu atendimento: preço, duração das aulas, quantidade de alunos, formato de aula, acessórios possíveis e, de fato, preparar os exercícios.

Você vai precisar criar materiais de divulgação, informando que possui esse tipo de aula no estúdio. Importante colocar nas redes sociais, no mural do seu espaço…dessa forma, você comunica seus clientes da possibilidade e atrai mais clientes interessados nessa modalidade.

Entre os diversos benefícios do exercício físico regular, treinar em casa ainda tem algumas facilidades que vale pontuar.

  1. Economiza tempo e dinheiro com deslocamento;
  2. Treino no conforto de casa ou onde preferir, mesmo nas férias;
  3. Treino no tempo livre por estar sempre disponível, no caso de aulas gravadas;
  4. Flexibilidade nos horários ao agendar com o professor e logo depois já estar disponível para outras atividades do cotidiano;
  5. Não é necessário adquirir aparelhos ou acessórios caros, os exercícios utilizam do peso do próprio corpo;

 Percebemos que as aulas online definitivamente trazem tantos resultados quanto o atendimento presencial, uma vez que o ponto fundamental é a constância do aluno. Independente do professor estar em casa ou no estúdio, distante ou próximo, o papel do profissional é direcionar e corrigir os movimentos, mas todo o trabalho de evolução depende da dedicação do aluno durante as aulas.

Alguns pontos importantes a serem observados:

Preço – Primeiramente, há diferença entre preço e valor: enquanto “valor” são os benefícios que o serviço traz, “preço” é aquilo que se paga para adquirir tais benefícios. Estipular preço é fundamental, mas vários detalhes devam ser considerados. Pontue suas condições atuais, além de cobrir todos os seus custos, é importante que haja um lucro superior ao seu investimento para ter o conhecimento que possui hoje.

A reserva do horário, estudo, planejamento, atendimento e correção são os mesmos na aula presencial e online, logo, não há justificativa alguma para cobrar menos pelo atendimento remoto se o conhecimento e disponibilidade do professor são os mesmos nos dois formatos de trabalho. Claro que o aluno terá uma experiência diferente ao realizar os exercícios em casa ou no estúdio, mas isso não diminui a qualidade da vivência corporal, dos benefícios de saúde e da qualidade de vida proporcionados.

Aula – Existem diversas formas de levar o exercício físico no formato digital, mas o sucesso em cada uma delas depende de muita criatividade e dedicação para tornar o conteúdo de fácil compreensão aos alunos. Planeje a aula, prepare o ambiente e tenha um celular, esses são os requisitos básicos. No caso das aulas online, ao vivo, o aluno é corrigido pelo instrutor em tempo real.

O ponto fundamental é escolher o aplicativo de vídeo chamada (Whatsapp, Skype, Zoom, Meet, Teams, Webex…) e conhecer as limitações de cada um, como: tempo de duração de chamada gratuita e limite de participantes, por exemplo. Neste formato, o instrutor observa o aluno realizando os exercícios e há a possibilidade de fazer adaptações e correções necessárias a cada um. Se ainda houver insegurança a respeito da plataforma, faça testes, experimente e escolha aquela que te trouxer mais segurança. Para um melhor aproveitamento do tempo de aula, a sugestão é de que o profissional utilize somente de comandos verbais, não convém que o aluno precise se aproximar do celular a cada novo movimento.

 O ambiente do instrutor deve estar organizado e silencioso. Barulhos de trânsito, crianças e animais podem atrapalham a compreensão dos comandos verbais. Para o conforto do profissional, é indispensável uma cadeira ajustada de forma ergonômica, celular apoiado em uma altura saudável para manter os braços livres e a coluna alinhada. Após horas de aula online todos os dias, semanas e meses seguindo sem os devidos ajustes, estaria levando saúde enquanto prejudica a sua.

ACOMPANHAMENTO – Durante os atendimentos de Pilates os comandos verbais são de extrema importância, tanto para trabalhar a parte cognitiva do aluno, quanto para poupar o corpo do instrutor com demonstrações repetitivas. O estímulo auditivo precisa ser dominado pelo professor com muito treino, atenção no vocabulário, experimentação de figuras de linguagem e autocorreções constantes. O ideal é que o instrutor experimente comandos claros e objetivos para que o aluno conheça cada vez mais o repertório verbal. Uma dica é utilizar referencias do próprio corpo ou do ambiente para facilitar as direções (olhe para a ponta do pé, direcione o olhar para seu umbigo, leve a mão em direção à janela…).

Mantenha esse contato durante toda a aula, evitando momentos de silencio muito longos: sempre há algum estimulo a ser reforçado ou alguma correção a ser feita. Experimente dar um comando por repetição ou alternar com elogios para estimular de forma positiva, assim, não corre o risco de o aluno achar que está fazendo tudo errado e se sentir desmotivado. Também esteja atento ao exagero na quantidade de informações, sua voz é uma ferramenta poderosa no resultado do seu aluno.

Outra dica valiosa é prestar atenção ao vocabulário negativo (não, sem, errado, difícil…), essas palavras liberam hormônios de estresse e podem criar uma experiência desagradável. Experimente substituir essas palavras por antônimos e, ao invés de dizer o que não quer que o aluno faça (não relaxe o abdômen), diga aquilo que ele deve fazer (mantenha o abdômen contraído). O cérebro humano não processa palavras negativas, logo, repetir o que é errado no exercício vai acabar reforçando para que aquilo acabe acontecendo.

 É necessário estar em constante evolução e manter o conhecimento atualizado. Porém, saia da zona de conforto e estude além da área da saúde: aprenda sobre marketing, mídias digitais, PNL, multi-inteligências e perceba como tudo pode contribuir para um atendimento de ainda mais qualidade.

Lívia Gariani – @liviagariani

Bacharela em Ed. Física
Especialista em Fisioterapia Esportiva
Empresária – Proprietária do @iamstudiocuritiba
Professora de Pilates desde 2012.


Compartilhar

Deixe um comentário

ATENÇÃO!

saiu a lista dos aprovados no processo seletivo treinadores five 2021!