Black Friday MetaLife, descontos de até 50%

Case de sucesso: Espaço Reabilitare, um refúgio em SP!

Compartilhar

Poliana Fregulha é idealizadora e criadora do Espaço Reabilitare. Nascida no interior de São Paulo, formou-se em 2013 em Fisioterapia, em Londrina/PR. Em busca de oportunidades de trabalho, no ano de 2014, mudou-se para a capital de São Paulo, onde iniciou uma especialização em Pilates. Além de admirar este método tão eficaz na qualidade de vida das pessoas, na época, o setor apontava um crescimento significativo.

Seu primeiro emprego com Pilates foi em uma clínica no Edifício Itália, localizada na famosa Avenida Ipiranga, no centro de São Paulo, onde trabalhou durante 10 meses. Após essa experiência, em 2015 passou a trabalhar em outro espaço, também no centro, desta vez na Avenida São Luís, dentro do histórico Edifício Louvre. Durante o período de 2 anos trabalhou neste estúdio, até o momento em que seus desejos se ampliaram e quis direcionar seu trabalho para outros lugares.

Para auxiliar neste processo de mudanças e direcionamentos de seu trabalho, Poliana buscou uma consultoria estratégica, a Cápsula Inovação, iniciativa especializada em inovação para pequenos negócios. A consultoria trouxe mais clareza sobre possíveis caminhos para sua carreira profissional, e foi neste momento que a fisioterapeuta teve a consciência de que tinha a capacidade de empreender, ter um negócio próprio e, mais do que isso, que, por meio do empreendedorismo, poderia praticar seus desejos na área da saúde e bem-estar e deixar sua marca no mundo.

Foi então que Poliana, com o auxílio da consultoria, estruturou seu modelo de negócio e abriu sua própria empresa: o Espaço Reabilitare. Em uma pequena e intimista sala localizada também na Avenida São Luís. Durante 2 anos, Poliana ofereceu serviços de Pilates. Como fisioterapeuta, almejava ter um espaço voltado para qualidade de vida e bem-estar, e, desta forma, oferecer serviços completos de Pilates e de técnicas para o controle da dor.

Para este novo espaço, Poliana desenvolveu um modelo de negócio completo, que oferece diversas soluções de saúde para as pessoas em um só lugar. Poliana não queria ser apenas um estúdio de Pilates e nem uma clínica de fisioterapia, por isso, desde que abriu sua empresa, intitulou de “espaço”, pois sua intenção era oferecer uma variedade de serviços. “Queria criar um ambiente acolhedor que, além de tratar o corpo, tratasse a mente das pessoas. Desta forma, meu objetivo foi criar um refúgio no centro movimentado de São Paulo. Para isso, busquei um imóvel arejado, iluminado e que tivesse uma vista para uma área verde. Minha proposta para esse novo espaço foi a de criar um ambiente que trabalhe a qualidade de vida das pessoas sem precisar ser frio ou que remeta a doença, mas sim, um espaço leve, relaxante e descontraído”, conta Poliana.

Em sua trajetória como empreendedora, percebeu que os clientes se tornaram amigas e amigos, então, promover o convívio entre pessoas sempre foi uma proposta de valor de seu espaço. Por isso, além da parte dos serviços, projetou um ambiente de convivência e um espaço com rede para quem quiser relaxar.

Como já imaginava um espaço com serviços e comodidades, foi vista a necessidade de buscar um profissional arquiteto para realizar o projeto da melhor maneira e colocar os desejos da empreendedora em prática. Foi então que acionou o arquiteto Gustavo Cedroni, fundador da Metro Arquitetos, escritório de arquitetura responsável por diversos projetos modernos e renomados em São Paulo. Conheça o projeto e o porquê de cada escolha.

O Espaço Reabilitare

“O projeto para o Espaço Reabilitare começou com a escolha do local: a Galeria Metrópole, um dos centros comerciais mais conhecidos da cidade de São Paulo pela sua arquitetura generosa e, principalmente, pela sua efervescência cultural. A escolha da loja não poderia ser melhor, na esquina, com uma das frentes para a Av. São Luís e a outra para a Praça Dom José Gaspar. De um lado, a avenida mais bem servida do Centro, com largas calçadas e canteiro central repletos de árvores de grande porte, e do outro lado a Praça que contém a mais importante biblioteca da cidade.

O projeto de arquitetura procurou dialogar com esse endereço: da galeria, da avenida e da praça. O partido do projeto é um salão com os espaços integrados, pé-direito alto e as estruturas de concreto aparentes e a adição de um único elemento arquitetônico, em madeira, que organiza os programas desejados: salas para massagens e procedimentos, armários para guarda dos pertences e espaço para o café, chá e água. Uma arquibancada, anexa às salas, serve para que as pessoas possam sentar e conversar olhando a praça de frente e, através dela, é possível chegar a um pequeno mezanino; um lugar de destaque em relação aos outros, onde é possível descansar, deitar ou se acomodar numa rede. Na outra parcela do salão os equipamentos de pilates foram cuidadosamente distribuídos em função das vistas mais privilegiadas.

O novo espaço é um lugar que estreita a relação entre os espaços externos e internos, como a própria Galeria já o faz. Não há anteparos, além de vidros transparentes, o que possibilita a visão do espaço pelas pessoas que passam pela calçada. Os frequentadores do espaço podem desfrutar da dinâmica da metrópole enquanto fazem os seus exercícios.

O processo pelo qual o projeto foi desenvolvido, com a minha participação em todas as decisões, somados aos detalhes de acabamento, aos materiais colocados em sua essência, aos fluxos, iluminação e ventilação retratam, através da construção do espaço, o extremo cuidado que o Espaço Reabilitare pretende ter com seus clientes. Um espaço urbano, porém com qualidades muito peculiares dentro de São Paulo: vistas privilegiadas, contato direto com o sol e a presença do verde. O projeto talvez seja um pequeno reflexo do que se pretende com os corpos que entram ali: o equilíbrio ideal”, relata a empreendedora.

O novo Espaço Reabilitare teve sua inauguração em 18 de abril de 2020 e desde lá tem encantado as pessoas que frequentam, por seu conceito, clima leve e modernidade. Quase um ano após sua abertura, Poliana, com seu espírito de empreendedora, já tem novas ideias e planos futuros para seu negócio. Mas isso é assunto para uma próxima conversa! Acompanhem o Espaço Reabilitare e todas as suas novidades: @espacoreabilitare


Compartilhar

Deixe um comentário

ATENÇÃO!

saiu a lista dos aprovados no processo seletivo treinadores five 2021!