Black Friday MetaLife, descontos de até 50%

Como Five e Pilates se complementam?

Compartilhar

Como Five e Pilates se complementam? Você já parou para pensar na possibilidade de trabalhar as duas técnicas juntas, no mesmo treino?

Tanto o Five quanto o Pilates são métodos que foram criados por alemães. O Pilates foi criado por Joseph Pilates e o Five Konzept criado por Lutz Kruger, em conjunto com Christoph Limberger e Wolf Harwath. Entretanto, em sua concepção e fundamentação, eles acabam se tornando diferentes e complementares em alguns pontos. Vamos entender?

O Método Pilates 

Estúdio Infinity

O Método Pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates durante a primeira Guerra mundial. Ele começou a desenvolver seu sistema de condicionamento corporal durante a 1ª guerra mundial e continuou a melhorar e aperfeiçoar ao longo dos anos, até sua morte, em 1967. No final da guerra, Pilates foi transferido para a ilha de Man, onde empregou o seu conhecimento para ajudar na recuperação dos feridos de guerra, utilizando molas das camas para melhorar a condição física dos pacientes. Joseph Pilates desenvolveu um abrangente método de alongamento e fortalecimento muscular, visando o movimento consciente sem fadiga e dor, mantendo a mente totalmente concentrada.

O método Pilates tem como princípios fundamentais: concentração, controle, centralização, fluidez, precisão e respiração.

O Five Konzept

Five Konzept

O Five surgiu dos experimentos do alemão Lutz Kruger, profissional de Educação Física, que se baseou no sistema “Biokinematik”, criado pelo médico Walter Packi.  Com a contribuição do marceneiro Christoph Limberger e do fisioterapeuta Wolf Harwath, ele desenvolveu esse método, cujo princípio básico é o entendimento do caminho da dor e a compensação postural ocasionada pela unilateralidade da vida moderna.

Lutz era um tenista profissional e durante uma partida “travou” a coluna devido a uma espondilolistese. Ele não queria recorrer à cirurgi,a apesar da indicação, e buscou alternativas para tratar sua dor. Após várias abordagens, foi indicado ao Dr. Packi, médico que trabalhava com o conceito da Biokinematik, uma nova perspectiva sobre as dores e a postura, o caminho da dor.

Ele prega que, diferentemente do que sempre se acreditou, nem toda dor está relacionada a um músculo fraco. Na maioria dos casos, as dores são ocasionadas por tensões musculares geradas pela evolução do homem para trabalhos mais mentais do que corporais, a permanência por longos períodos em uma mesma postura, além do estresse diário que também contribui para o aumento das tensões musculares pela liberação hormonal.

Lutz obteve sucesso no tratamento e, fundamentado no sistema “Biokinematik”, decidiu implantar em seu centro de treinamento o uso de exercícios livres e liberações de pontos de tensão. Um amigo de Lutz, Christoph, o procurou para tratar uma hérnia de disco, usando o método que ele havia aprendido. Porém, por ser um caso sério, ele indicou que  procurasse o Dr. Packi.

Christoph também obteve sucesso, mas devido à distância e ao longo período sentado para chegar até o Dr. Pack, sua dor piorava após as sessões. Então, Christoph, que era marceneiro, pediu ao Dr. Pack autorização para tirar as medidas do tronco que fazia parte de seu tratamento e criou o seu próprio tronco para fazer em casa os movimentos.

Lutz gostou muito da ideia do Christoph, decidiu implantar o “tronco” em seu centro de treinamento e, com o tempo, eles também começaram a desenvolver outros equipamentos para facilitar a execução dos exercícios livres e tornar o método mais fácil para execução e mais atrativo, também com o auxílio de Wolf.

Assim surgiu o método Five®, cujo princípio fundamental é fugir da unilateralidade do homem moderno, trabalhando com a extensão do corpo em um conjunto de exercícios que incluem equipamentos e/ou exercícios de solo para prolongamento muscular e diminuição das tensões.

Five x Pilates

Enquanto o Pilates busca a centralização do corpo, principalmente a contração do Power House, através de movimentos controlados com objetivo de fortalecimento, melhora da postura e consciência corporal, o Five busca o prolongamento de cadeias musculares através de movimentos naturais, sem contração abdominal, visando diminuir a tensão muscular dos músculos mais afetados pela unilateralidade do homem moderno, principalmente os músculos abdominais. Dessa forma, melhora a postura, diminui tensões, trata e previne dores.

Quando conceituamos melhor “postura”, a maioria dos autores diz que significa manter um posicionamento com menor sobrecarga articular e gasto energético. Então, se só fortalecermos podemos até diminuir uma sobrecarga articular, mas às custas de maior gasto energético, assim como se só prolongarmos as cadeias musculares podemos melhorar o alinhamento, diminuindo o gasto energético, mas talvez não tendo a melhor estabilidade.

Por isso, vale dizer que o Five e o Pilates se complementam trazendo estabilidade e mobilidade necessária para manter o corpo saudável e sem dores. Além disso, como já ressaltamos, vale lembrar também que um músculo tenso também se torna fraco e tentar fortalecer um músculo tenso, antes de diminuir a tensão, pode gerar prejuízos. Por isso, a complementação do Five® prolongando e o Pilates fortalecendo e trazendo consciência corporal, seria a melhor estratégia para obter os melhores resultados, tanto para prevenção quanto para o tratamento de dores.

Profa. Me. Monique Oliveira Baptista Cajueiro
Bacharel em Educação Física
Pós-graduada em Fisiologia do Exercício
Mestre em Ciências da Atividade Física com ênfase em Biomecânica Clínica – USP
Membra da Sociedade Brasileira de Biomecânica

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATENÇÃO!

saiu a lista dos aprovados no processo seletivo treinadores five 2021!