Black Friday MetaLife, descontos de até 50%

Fratelli Pilates: construindo o sonho de empreender!

Compartilhar

Vislumbrando uma oportunidade no mercado, a Fisioterapeuta Eleonora Dalpicol Paolillo despertou para a possibilidade de abrir um estúdio de Pilates. Convidou o irmão, Ricardo, formado em Educação Física e Administração, e juntos iniciaram o sonho de empreender. Foi quando surgiu o Fratelli Pilates (Fratelli em italiano é irmãos), no Rio Grande do Sul. Hoje, o estúdio migrou para Atibaia (SP) e é um grande sucesso na região. Conheça essa história, narrada por sua personagem principal, e inspire-se a dar o primeiro passo! Ao fim, leia as dicas e ensinamentos da empreendedora, que entrega o segredo do seu sucesso. 

 

“Me formei em 2007 e, como a maioria dos fisioterapeutas, ainda não sabia qual linha seguir. Comecei então a trabalhar em uma clínica que atendia pacientes de forma geral, atendimentos pelo convênio. Eram pacientes ortopédicos, traumatológicos e neurológicos. E nesta clínica havia também um estúdio de Pilates. Sempre ouvia a fisioterapeuta falar que estavam com lista de espera. Isso era 2012, decidi mudar de vida e pensei: se tem cliente “sobrando”, por que não entrar nesse nicho? Na época eu tinha apenas uma grande ideia, mas não tinha o capital. Foi aí que convidei o meu irmão, formado em Administração e Educação Física, para juntos formarmos o Fratelli Pilates (Fratelli, em italiano, é irmãos). E foi aí que o nosso sonho começou. Durante o processo de escolha de curso de formação e toda a estrutura para a montagem do estúdio, escolhemos a Metalife pelo design dos aparelhos primeiramente, pelo excelente atendimento e formas de pagamento e pela durabilidade (que fomos conhecer depois que adquirimos). 

Durante 3 anos o estúdio funcionou no Rio Grande do Sul, porém, em 2015, acabei me mudando para Atibaia e nosso sonho veio junto. Meu irmão ficou com nosso estúdio no RS e eu trouxe o meu para outro estado.  

Fratelli Pilates em SP 

Sem conhecer ninguém, mas tendo a certeza de um ótimo trabalho já realizado, abri meu segundo estúdio. De uma sala de 60m2 passei para uma de 200m2, que atualmente abriga o Fratelli Pilates em Atibaia/SP. Com muito orgulho e trabalho duro, hoje estamos firmes. Sobrevivemos a Pandemia e diariamente nos reinventamos. O on-line entrou com tudo na minha vida e, mais do que nunca, a Metalife estava lá, com o kit de acessórios mais lindo que já vi.  

Era maio de 2020 e não sabíamos o que viria pela frente… tempos difíceis vieram, mas eu pedi de aniversário um kit dos novos acessórios da Metalife para trabalhar de casa. Acho que deu sorte! 

Tive muita sorte de ter tido a ajuda do meu irmão, formado em administração para o gerenciamento do negócio, formulação de planilhas e condutas administrativas. Enquanto o primeiro estúdio crescia, fui convidada a participar da equipe de instrutores de cursos de Pilates pela Voll Pilates Group, que tinha como parceira a Metalife. Assim convivi em cada curso (foram 5 anos ministrando pela Brasil), em cada feira, em cada evento com a Metalife e suas novidades.  

Hoje o Fratelli Pilates situa-se em Atibaia/SP, onde já estamos há 6 anos. O estúdio é uma referência, tanto pela estrutura quando pela equipe. Nosso público é bastante variado, tendo desde crianças, gestante, atletas e idosos. 

 As cores do estúdio foram especialmente escolhidas. O verde traz saúde e o cinza equilíbrio, desta forma, todos sentem-se bem lá dentro. Procuro sempre renovar os acessórios, e primo pela limpeza, qualidade e cuidados com cada detalhe.  

 O estúdio é dividido da seguinte forma: 

 Uma sala de Pilates com aparelhos; 

 Uma sala de Pilates suspenso e mat;  

Uma sala de pole fitness e dois consultórios. 

Desta forma, “abrigamos” 10 profissionais, sendo 2 educadores físicos, 4 fisioterapeutas, 1 nutricionista, 1 acupunturista, 1 terapeuta reiki e nossa recepcionista.  

O controle financeiro acabo fazendo sozinha. Tínhamos uma assessoria de marketing há uns 2 anos, mas acabou ficando muito pesado.  

Nossa estrutura é bastante onerosa, pois estamos em um endereço bastante caro, e precisamos reduzir gastos. 

Vejo o gerenciamento do todo como um desafio para mim. Largar a agenda de papel foi um processo, e mesmo em tempo, onde tudo é tecnológico, aplicar isso está sendo construído aos poucos ainda.  

O segredo do sucesso

É preciso ter bastante determinação para empreender, dedicação e muito, muito trabalho. É estar atento às novidades, é prestar atenção nos clientes, em cada um que entra pela porta ou que nos procura. Empreender é não desistir, é respirar fundo, mesmo quando tudo parece perdido. A pandemia veio para me mostrar isso. Me mostrar o quando o trabalho duro de anos passados me fez forte para seguir adiante e não desanimar.  

Planejar o futuro já não me parece algo tão concreto, estamos vivendo um dia de cada vez, nos reinventando e comemorando cada conquista. O futuro, pra quem trabalha com saúde, será intenso, teremos muito trabalho pela frente, teremos muitas vidas para ajudar a reconstruir. Mas vejo um futuro bom. 

Empreender com Pilates é uma excelente escolha, mas é preciso estar atento ao mais importante: o ser humano. O aluno/paciente que nos procura é um mundo e devemos estar ali por eles. Quando olhamos para nossos clientes como pessoas, e não apenas como “pagadores”, o sucesso vem, ele flui.  

Além de uma estrutura linda e imponente, a humanidade é o segredo do sucesso, pelo menos… o meu segredo”. 

   


Compartilhar

Deixe um comentário

ATENÇÃO!

saiu a lista dos aprovados no processo seletivo treinadores five 2021!