Black Friday MetaLife, descontos de até 50%

MetaLife Se Mexe – Dia Nacional do Combate ao Câncer

Compartilhar

No dia 27 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Câncer, criado por meio da Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988. A data tem como objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente sobre a sua prevenção. 

O câncer é hoje a segunda doença que mais causa mortes no Brasil e no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. Felizmente o avanço das tecnologias junto com as pesquisas do campo da saúde, fez com que o diagnóstico precoce se tornasse frequente e quase uma regra para o sucesso do tratamento.  

Segundo dados do INCA (2016) os tipos de câncer mais incidentes no mundo foram pulmão, mama, intestino e próstata. Nos homens, os mais frequentes foram: 

  • Pulmão
  • Próstata
  • Intestino
  • Estômago
  • Fígado

Em mulheres, as maiores frequências encontradas foram: 

  • Mama
  • Intestino
  • Pulmão
  • Colo do Útero
  • Estômago

 

Embora a herança genética seja um fator de grande relevância, o sedentarismo e um estilo de vida irregular tem sido os principais contribuintes para o crescente número de casos de doenças crônicas, incluindo as cardiovasculares, o diabetes e o câncer, sendo que para o aumento da idade, maior o risco. De acordo com o INCA, cerca de um terço dos casos da enfermidade apresenta relação com sobrepeso, obesidade e elevados percentuais de gordura abdominal. 

 

Como o Pilates pode auxiliar na prevenção e tratamento?  

Sabe-se que descontrole nos níveis de estrogênio e alguns outros hormônios podem contribuir para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer. A prática de uma atividade física, como o Pilates, controla os níveis de estrogênio no sangue e equilibra os hormônios como um todo. A atividade física de maneira regular, prescrita corretamente está relacionada à redução dos riscos de câncer em até 30%, além de ser um efetivo mecanismo no controle de peso. 

Nos casos de diagnóstico, estudos apontam o exercício físico como uma forma alternativa na preservação das funções fisiológicas e metabólicas, principalmente na preparação física e psicológica do indivíduo a enfrentar o tratamento. 

 

Lembrem-se 

Adotar uma atividade física e deixar o sedentarismo é essencial como medida de prevenção ao câncer. Como foi apresentado, praticar Pilates ajuda no controle do peso, controla os hormônios e diminui o processo inflamatório causado pela obesidade. 

Com isso, há melhora na imunidade e na respiração celular. Além de auxiliar na prevenção, a combinação de alimentação saudável e prática de Pilates melhoram a sobrevida dos pacientes com câncer. 

São indiscutíveis os benefícios da prática do Pilates e da alimentação saudável para o organismo, portanto, se mexe! 

 

 

Fontes 

REVISTA PILATES – https://revistapilates.com.br/cancer-saiba-como-se-prevenir/ – Disponível em 04/02/2014 

INCA – https://www.inca.gov.br/campanhas/dia-nacional-de-combate-ao-c%C3%A2ncer#:~:text=Criado%20por%20meio%20da%20Portaria,principalmente%20sobre%20a%20sua%20preven%C3%A7%C3%A3o 

BLOG PILATES VOLL – https://blogpilates.com.br/prevencao-tratamento-cancer/ – Disponível em 25/01/2018. 


Compartilhar

Deixe um comentário