Dicas de Manutenção: Limpeza e conservação dos aparelhos de Pilates

À partir de hoje, começamos a série Dicas de Manutenção, escrita pelo Engenheiro Sandro Rogério Göhringer. Durante alguns anos, Sandro assinou a linha de equipamentos da MetaLife. Atualmente, ele é proprietário da maior assistência técnica autorizada da empresa, atendendo a grande São Paulo. Portanto, ele tem autoridade para falar sobre o assunto e dar dicas sobre como realizar as manutenções adequadas, a fim de garantir a vida útil dos aparelhos de Pilates. Tem dúvidas? Mande um e-mail pra gente: conteudo@metalife.com.br.

Indiferentemente de marcas ou modelos, todos os equipamentos de Pilates têm suas particularidades e suas rotinas de manutenções e limpeza. Vamos falar sobre equipamentos da MetaLife. Você sabia que os manuais da MetaLife possuem explicações detalhadas  sobre as manutenções e as limpezas das máquinas? Você pode ler os manuais aqui: MANUAIS.

LIMPEZA
A limpeza básica consiste em água e sabão neutro. Dê preferência ao sabão de coco. Você também vai utilizar uma flanela limpa e macia, umedecida em água limpa. Não recomenda-se a adição de nenhum tipo de produto químico, como amaciante, sabão em pó, alvejantes  (nada deste gênero), somente água limpa e sabão neutro mesmo.

Deve-se passar o sabão nesse pano úmido e esfregar sobre os estofados dos equipamentos, lavando o pano várias vezes e repetindo o processo até a limpeza completa.

Este mesmo processo pode ser feito nas partes de madeira e aço, sejam estes aços cromados, aços inoxidáveis ou aços pintados.

As partes de madeira, após a limpeza com pano úmido e sabão neutro deverão ser secas imediatamente com um pano limpo e seco, evitando assim que a umidade seja absorvida e ocorra o aparecimento de manchas, ou até mesmo o descolamento e micro rachaduras nas suas fibras.

Importante lembrar que a madeira é uma matéria-prima natural e, desta forma, os equipamentos poderão apresentar diferenças de tonalidade, veios e desenhos próprios. Isto é imprevisível. Por este mesmo motivo, o processo de envelhecimento natural poderá ser acelerado pela ação da temperatura e umidade do ar.

Para prolongar a vida útil da madeira, nunca utilize álcool ou qualquer outro tipo de produto como: removedores, solventes, benzina, alvejante, abrasivos, amoníacos, lustra móveis, polidores, óleos, dentre outros.

No caso das molas, pode-se realizar o mesmo processo citado acima, seguido pela secagem com um pano limpo e seco.

Os estofados da MetaLife são produzidos em couríssimo (courvin). Para melhor conservação do material, deve-se evitar que eles fiquem expostos à radiação solar e raios UV, os quais podem ser gerados por iluminação artificial, como lâmpadas de vapor de sódio ou vapor de mercúrio, entre outras.

Mantenha seus equipamentos em local seco e arejado, longe da radiação solar direta, bem como em abrigo do tempo. Nunca, em hipótese alguma, deixe eles expostos ao tempo ou em local com coberturas transparentes, pois os danos são graves.

Siga rigorosamente as recomendações descritas no manual dos equipamentos. Caso tenha dúvidas contate a Assistência Técnica MetaLife.

 

Eng. Sandro Rogério Göhringer
FIX-UP ASSISTÊNCIA TÉCNICA METALIFE

 

 

Um comentário em “Dicas de Manutenção: Limpeza e conservação dos aparelhos de Pilates

  1. Teresa Cristina Pessoa Fernandes diz:

    Boa tarde. Estou precisando, urgente, assistência técnica, um dos reformar está com desalinhado e raspando a madeira. Meu estúdio é em Fortaleza. Tem alguem aqui para manutenção?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *