A cada R$ 100 em compras de acessórios ou peças aqui no site, em até 2 dias úteis você ganha um cupom para qualquer arte digital decorativa no valor de R$ 24,90. Promoção válida até 30/09/2020.

Fechar X

Limpeza e conservação dos aparelhos de Pilates

Conteúdo atualizado em 09/09/2020.

Indiferentemente de marcas ou modelos, todos os equipamentos de Pilates têm suas particularidades e suas rotinas de manutenção e limpeza. Nos manuais da MetaLife você encontra explicações detalhadas sobre as manutenções e as limpezas das máquinas. Para ler os manuais, clique aqui: MANUAIS.

Hoje vamos falar sobre a limpeza dos equipamentos MetaLife. Acompanhe as dicas do Engenheiro Sandro Rogério Göhringer, proprietário da maior rede de assistência técnica da marca no País.

Limpeza básica dos equipamentos

A limpeza básica consiste em água e sabão neutro. Dê preferência ao sabão de coco. Você também vai utilizar uma flanela limpa e macia, umedecida em água limpa. Não recomenda-se a adição de nenhum tipo de produto químico, como amaciante, sabão em pó, alvejantes (nada deste gênero), somente água limpa e sabão neutro mesmo.

Deve-se passar o sabão nesse pano úmido e esfregar sobre os estofados dos equipamentos, lavando o pano várias vezes e repetindo o processo até a limpeza completa.

Este mesmo processo pode ser feito nas partes de madeira e aço, sejam estes aços cromados, aços inoxidáveis ou aços pintados.

As partes de madeira, após a limpeza com pano úmido e sabão neutro, deverão ser secas imediatamente com um pano limpo e seco, evitando assim que a umidade seja absorvida e ocorra o aparecimento de manchas, ou até mesmo o descolamento e micro rachaduras nas suas fibras.

Importante lembrar que a madeira é uma matéria-prima natural e, desta forma, os equipamentos poderão apresentar diferenças de tonalidade, veios e desenhos próprios. Isto é imprevisível. Por este mesmo motivo, o processo de envelhecimento natural poderá ser acelerado pela ação da temperatura e umidade do ar.

Para prolongar a vida útil da madeira, nunca utilize álcool ou qualquer outro tipo de produto como: removedores, solventes, benzina, alvejante, abrasivos, amoníacos, lustra móveis, polidores, óleos, dentre outros.

No caso das molas, pode-se realizar o mesmo processo citado acima, seguido pela secagem com um pano limpo e seco.

Os estofados da MetaLife são produzidos em couríssimo (courvin). Para melhor conservação do material, deve-se evitar que eles fiquem expostos à radiação solar e raios UV, os quais podem ser gerados por iluminação artificial, como lâmpadas de vapor de sódio ou vapor de mercúrio, entre outras.

Mantenha seus equipamentos em local seco e arejado, longe da radiação solar direta, bem como em abrigo do tempo. Nunca, em hipótese alguma, deixe eles expostos ao tempo ou em local com coberturas transparentes, pois os danos podem ser graves.

Higienização em época da pandemia

Nas máquinas recomendamos, primeiramente, o uso de água e sabão liquido (30% de sabão Protex ou Lifeboy, que tem eficácia bactericida comprovada pela Anvisa + água) entre os atendimentos. Essa mistura pode ser utilizada em todas as partes: metálicas, de madeira e estofados. Utilize um borrifador para aplicar a mistura e papel toalha para remover o excesso e realizar a secagem. Descarte o papel na sequência. Em último caso, deve-se usar o álcool, porque ele pode ressecar o material. Se não tiver jeito, ou precisar fazer uma limpeza mais rápida, o ideal é recorrer ao álcool em gel 70%, que normalmente tem hidratante na sua composição, sempre retirando o excesso com um papel toalha.

Siga rigorosamente as recomendações descritas no manual dos equipamentos. Caso tenha dúvidas contate a Assistência Técnica MetaLife.

Eng. Sandro Rogério Göhringer
FIX-UP ASSISTÊNCIA TÉCNICA METALIFE

9 thoughts on “Limpeza e conservação dos aparelhos de Pilates

  1. Isana de Barros Fima says:

    Olá, tenho visto alguns studios revestindo os aparelhos com plástico e, como se fosse, plastificado com o plástico transparente. Vcs indicam?

    • Metalife Pilates says:

      Olá, Isana. Tudo bem? Conversamos com o Sandro, autor da matéria acima e responsável pela maior assistência da MetaLife no Brasil, e ele nos disse o seguinte: você pode utilizar o plástico transparente ou cristal (040/ 060 preferencialmente) para revestir seus equipamentos, sim. Isso não vai danificar o estofado. Pelo contrário, vai prolongar a vida útil dele, já que, no momento, precisa estar exposto à aplicação de álcool 70% constantemente. Só vale o alerta: o plástico é extremamente liso. Dependendo do exercício, é indicado usar o antiderrapante para evitar acidentes. O ideal seria cada aluno ter o seu próprio antiderrapante (Isso é baratinho. Você pode comprar, dar como cortesia para eles e orientar que sempre levem às aulas).
      Antes de aplicar o protetor, é importante fazer uma higienização prévia no estofado. Limpe bem com um pano umedecido em água e sabão, passe um pano limpo e espere até a completa secagem. Na hora de colocar o plástico, cuide para que não aja excesso nas bordas, a ponto de vir a danificar a madeira. Esperamos ter ajudado! ; )

  2. Pedro Barreto says:

    Boa tarde, com o retorno da quarentena teremos que utilizar o alcool para prevenir propagação da COVID-19. Vocês recomendam algum tipo de aditivo no alcool para minimiza os danos no equipamento? Obrigado

    • Metalife Pilates says:

      Olá, Pedro. Nos acessórios você pode utilizar álcool 70%. Nas máquinas recomendamos o Lisoform entre os atendimentos (ele já é muito utilizado em academias e danifica menos os materiais). Quando tiver tempo maior entre os atendimentos, antes de iniciar e após encerrar as atividades do dia, o ideal é utilizar água e sabão líquido (30% de sabão Protex ou Lifeboy que tem eficácia bactericida comprovada pela Anvisa + água). Essa mistura pode ser utilizada em todas as partes: metálicas, de madeira, estofados… Em último caso deve-se usar o álcool, já que ele pode danificar os componentes dos seus equipamentos. Se não tiver jeito, o ideal é recorrer ao álcool em gel, que normalmente tem hidratante na sua composição. Em todos os casos, utilize um borrifador para aplicar os produtos e papel toalha para remover o excesso e realizar a secagem. Descarte o papel na sequência e não esqueça de higienizar bem as mãos após fazer o processo de limpeza, ok? ; )

    • Metalife Pilates says:

      Oi, Pedro. Nesse caso, o ideal é utilizar o álcool em gel 70% que possui hidratante na sua composição. ; )

  3. Teresa Cristina Pessoa Fernandes says:

    Boa tarde. Estou precisando, urgente, assistência técnica, um dos reformar está com desalinhado e raspando a madeira. Meu estúdio é em Fortaleza. Tem alguem aqui para manutenção?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *