Ao ingressar no mundo do Pilates, muitos ficam com dúvidas entre as diferenças e benefícios do Pilates solo e do Pilates com equipamentos. Hoje, vamos ajudar a esclarecer algumas delas.
Pilates Solo
O Pilates Solo, ou Mat Pilates, como também é conhecido, normalmente acontece no chão, em cima de um colchonete ou tatame. O praticante utiliza o próprio corpo para realizar os movimentos. Ele pode ser mais desafiador, já que a pessoa precisa ir se adaptando e evoluindo nos exercícios sem ajuda alguma. Por outro lado, pode ser limitante.
Idosos, gestantes, obesos, pessoas que sofrem com problemas na coluna, no joelho ou que tem dificuldades de locomoção, podem não conseguir executar o Pilates solo. Afinal, não é qualquer um que senta e levanta do chão sem dificuldades.
Existem diversas séries de exercícios solo feitas pelo próprio Joseph Pilates, criador do método, com o objetivo de desenvolver itens como força muscular, alongamento, equilíbrio e consciência corporal. As séries originais não utilizavam nenhum acessório. Hoje, já vemos a utilização de auxiliares, como bola, rolo, meia lua, elásticos, entre outros.
Exercícios solo
A seguir, conheça alguns exemplos de exercícios solo, apresentados pela Fisioterapeuta Marjorie Filellini (Crefito-3: 160760-F) na Revista Pilates:
Balanço – Rocking
Alongamento da coluna – Spine stretch
Chute com uma perna – One Leg Kick
Pilates com equipamentos
Nesse caso, todos os movimentos do Pilates são realizados em equipo próprios. Os aparelhos básicos são: Cadillac, Reformer, Ladder Barrel e Step Chair. Todos os exercícios executados no solo podem ser feitos nos aparelhos, com a vantagem do conforto e da segurança.
Em um primeiro momento, o Pilates com equipamentos pode ser mais fácil de ser executado, principalmente por aquelas pessoas especiais, que tem problemas de saúde, dificuldades de locomoção ou que estão sedentárias há muito tempo. Isso porque as barras, alças, carrinhos e molas ajudam na execução dos movimentos.
Assim como podem reduzir o esforço, facilitando o movimento, as molas podem oferecer resistência, dificultando o processo no caso de treinos mais pesados. Dessa forma, você trabalha desde reabilitação até desenvolvimento muscular e preparação física.
Dicas de exercícios em equipamentos, também indicados pela Marjorie na Revista Pilates:
Flexionar e alongar
Adução da coxa ajoelhado
Salto do Coelho
Qual Pilates é o ideal?
Se você pretende atingir todos os tipos de públicos, você precisa trabalhar com as duas possibilidades: Pilates solo e Pilates com equipamentos. Lembrando que com os equipamentos você tem uma gama muito maior de possibilidades e a chance de trabalhar com todos os tipos de públicos: idosos, gestantes, obesos, pessoas em fase de reabilitação, sedentárias…
Consultoria especializada MetaLife
Você sabia que pode contar com uma consultoria especializada em Pilates no momento da compra dos equipamentos e em todo o processo de estruturação do estúdio?
A MetaLife é pioneira nesse tipo de serviço. Por meio de seus consultores de vendas, ela fornece apoio aos clientes em todas as áreas: gestão, marketing, financeiro e muito mais.
Além disso, a empresa ajuda a estruturar a sala e monta um layout personalizado, dando ideia da melhor disposição dos equipamentos. Isso facilita a criação do projeto pelo arquiteto, caso seja contratado, ou mesmo dá um norte ao cliente que vai montar o espaço sozinho.
Quer saber mais? Entre em contato com a MetaLife. Deixe um comentário ou HABLE CON NOSOTROS