Manutenção e Segurança

Algumas sugestões para a manutenção e segurança para manter seu equipamento Metalife em bom estado de conservação por muito mais tempo. 

Como todos os equipamentos mecânicos, os equipamentos de pilates estão sujeitos ao desgaste e estresse. A manutenção apropriada e a substituição periódica de seus componentes são de sua responsabilidade, auxiliando na prevenção de acidentes.

Não utilize produtos que não sejam disponibilizados pela Metalife durante a manutenção e substituição de seus componentes. A Metalife não assume responsabilidade sob qualquer forma de uso inadequado do equipamento. Garanta que o mesmo esteja instalado em ambiente adequado para prática de pilates (conforme descrito anteriormente).

Vista-se apropriadamente, não use roupas muito largas, brincos, relógios, anéis, pulseiras, correntes ou qualquer outro tipo de adereço. Mantenha seus cabelos e roupas afastadas das peças móveis. 

Utilize o equipamento somente para exercícios definidos pelo método pilates. Consulte um médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios físicos.

Pare qualquer exercício se sentir dor no peito, falta de ar, dificuldade em respirar, sensação de desmaio ou qualquer tipo de desconforto muscular. Procure orientação profissional imediatamente. A aplicação do método pilates, bem como a utilização de seus equipamentos, só deve ser realizada sob orientação de profissionais devidamente treinados e qualificados no método pilates.

Não permita o uso do equipamento por crianças sem a supervisão constante de um instrutor devidamente treinado e qualificado no método pilates. Não utilize peças, ferramentas ou substâncias (lubrificantes) não indicadas no manual do equipamento.

A inspeção de segurança deve ser realizada antes das atividades a serem exercidas por cada usuário. Para cada novo exercício, os dispositivos e acessórios a serem utilizados devem ser conferidos quanto a sua segurança, limpeza e adequação.

Certifique-se de que todos os componentes do equipamento estejam devidamente fixados e posicionados antes de realizar os exercícios.

Certifique-se de que os mosquetões, manípulos, alças e molas (opcionais) estejam íntegras e devidamente ajustadas. Ao utilizar sistemas que incluam o uso de mosquetões, certifique-se de que estes estejam devidamente ajustados, fechados e travados. Não utilize o equipamento e ou acessórios se estes apresentarem, em qualquer um de seus componentes, sinais de desgaste, quebra ou dano.

Certifique-se de que o equipamento esteja devidamente ajustado para as dimensões adequadas ao usuário e seu nível de habilidade. Caso haja a necessidade de troca de componentes substitua-os somente por peças fornecidas pela Metalife, garantindo sua segurança e durabilidade.

Ver todas as peças

Deve ser executada semanalmente por um profissional devidamente qualificado e treinado no método pilates.

Certifique-se de que todos os componentes estejam corretamente ajustados e livres de qualquer tipo de deformação ou desgaste, efetuando sua substituição assim que forem detectados quaisquer sinais de alteração.

Certifique-se de que todos os manípulos estejam corretamente posicionados e fixados.

Certifique-se de que todos os olhais estejam corretamente posicionados e presos. Verifique qualquer tipo de deformação ou desgaste nas molas e mosquetões, efetuando sua substituição assim que forem detectados quaisquer sinais de alteração.

Verifique periodicamente o equipamento em busca de parafusos folgados e aperte-os, com as chaves fornecidas, se for o caso.

Esta revisão complementa a revisão periódica semanal e deve ser realizada a cada três meses, ou período máximo de 1.000 (mil) horas de uso, por um profissional devidamente qualificado e treinado no método pilates. É extremamente importante realizar uma verificação criteriosa do equipamento, assim como testes de seus mecanismos para atestar sua funcionalidade.

Faça uma inspeção completa no equipamento, buscando identificar quaisquer alterações. Realize todos os ajustes necessários, garantindo que os componentes estejam corretamente posicionados, ajustados e fixados. Utilize as ferramentas fornecidas junto ao equipamento para garantir uma fixação adequada.

Faça uma inspeção em todos os componentes, buscando identificar deformações, cortes, trincas, ou qualquer outra variação que seja estranha ao equipamento. Realize imediatamente a substituição do componente danificado ou informe a assistência técnica Metalife. Todo componente reprovado não deverá ser utilizado até ser devidamente reparado ou substituído por um novo.

Certifique-se de que o tensionamento das molas permanece correspondendo ao uso. Caso sejam identificadas variações nas molas, estas deverão ser substituídas imediatamente. As molas têm vida útil de no máximo dois anos ou oito mil horas de uso, o que ocorrer primeiro. Após este período promova sua substituição.

Substitua todos os mosquetões a cada 24 meses ou conforme necessário dentro deste período.

Certifique-se de que todas as alças continuam fixando-se completamente ao velcro (se possuírem), sem possibilitar riscos ao usuário. em caso de desgaste do componente realize sua substituição imediatamente.

Dicas de limpeza e conservação

Saiba como limpar e proteger os equipamentos e seus acessórios. 

Não lave na máquina. As meia-argolas de metal podem danificar seu eletrodoméstico. Para higienização das alças, umedeça um pano limpo e macio em solução de sabão ou detergente neutro e passe por toda a alça. Enxágue com pano úmido, secando em seguida. Não use álcool ou alvejante, esses produtos podem danificar e manchar as alças. Evite também a exposição excessiva à luz solar, ela prejudica e resseca a trama das alças. Para as alças com velcro, recomenda-se que fiquem fechadas quando fora de uso para evitar juntar fiapos nos ganchos.

Revestidos de couríssimo, que apesar de conferir resistência, não são indestrutíveis, e desgastam com o uso e o tempo. A luz direta é prejudicial, pois resseca e enfraquece a trama e pode causar rachaduras na superfície. Mantenha seu estofado limpo removendo o pó com pano macio e seco. Para uma melhor higienização, utilize apenas um pano umedecido com solução de sabão ou detergente neutro.

Desaconselhamos o uso de removedores, solventes como benzina, alvejante, álcool, abrasivos, amoníacos, lustra móveis, polidores e óleos.

Por se tratar de matéria-prima natural, os equipamentos em madeira podem apresentar diferenças na tonalidade, veios e desenhos. O envelhecimento natural das peças é acelerado pela ação da temperatura e umidade natural do ar. Água, calor, e raios uv naturais ou artificiais podem provocar descolamento, rachaduras e alteração na coloração da madeira e do verniz. Por isso, os aparelhos devem ser protegidos dos agentes citados acima. Caso ocorra derramamento de líquidos, limpe imediatamente, pois a madeira poderá absorvê- los e manchar irreversivelmente. As superfícies de madeira são delicadas, aceitam limpeza com flanela seca ou pano umedecido em solução de sabão neutro e água com posterior secagem.

Poeira, umidade e maresia acumuladas são os principais fatores que aceleram a oxidação dos metais. Nossos produtos são feitos para uso interno, não sendo recomendada a exposição direta às intempéries. A limpeza das superfícies metálicas deve ser feita no mínimo semanalmente. Jamais utilize solventes como benzina, thinner, acetona e outros, bem como produtos abrasivos como saponáceos, esponjas de aço e similares, que podem atacar irreversivelmente os materiais plásticos. Para uma limpeza mais pesada, os trilhos podem ser limpos com um pano umedecido em álcool. Nunca derrame o álcool diretamente no equipamento. Para a remoção de manchas em peças pintadas, cromadas e niqueladas, recomendamos a utilização de uma flanela ou malha de algodão limpas, utilizando detergente neutro, ou em casos mais difíceis, de cera automotiva.

As molas são a base do pilates em equipamento. À medida que elas vão sendo usadas, com os variados exercícios do Pilates, vão perdendo tensão, “fadigando”. Quanto maior a fadiga da mola, maior o risco de ruptura. As molas da Metalife, diferente de todas as molas do mercado, não rompem! Mas sua troca, uma vez que notada a perda de tensão após muito tempo de uso, é obrigatória.

Ex: A mola vermelha da Step Chair, quando nova, começa a tracionar com 7kg de carga. Após 2 anos (pode acontecer antes se muito utilizada), ela perde cerca de 50% da sua tensão, começando a tracionar com apenas 3,5kg de carga, o que compromete diretamente o exercício. Por isso é muito importante a troca periódica das molas.

comprar molas

Para limpeza das peças plásticas, umedeça um pano limpo e macio em uma solução de água e detergente neutro e passe por toda a superfície secando em seguida.