Como tratar a hérnia de disco com Five Konzept

Compartilhar

O método Five Konzept tem a Bicinemática como fundamentação, e ao tratarmos hérnia de disco através dele, ocorre o processo regulador das funções musculares devido à melhora do movimento realizado através do prolongamento das cadeias musculares. 

Entenda o que é a Bicinemática  

De acordo com o info escola, Bicinemática é a ciência multidisciplinar que estuda os movimentos humanos a partir dos estudos em anatomia, fisiologia e mecânica, sendo responsável pela investigação e análise física dos sistemas biológicos, compreendendo assim os efeitos das forças mecânicas exercidas sobre o corpo humano, sendo em movimentos de trabalho, esporte ou mesmo diários. Sendo está uma ciência dentre as ciências, tem como principais objetivos descrever, analisar e avaliar o movimento humano. 

A hérnia de disco ocorre quando uma porção do disco intervertebral na coluna comprime um nervo, sendo uma das causas mais comuns de dor lombar e também de dor na perna (dor ciática ou ciatalgia).  

 

Como ocorre a hérnia de disco? 

 Um disco intervertebral não muda por conta própria. Os movimentos do disco intervertebral estão ligados aos movimentos dos corpos vertebrais vizinhos. Se o disco intervertebral se desvia em algum lugar, isso ocorre em conexão com os movimentos vertebrais correspondentes. O que move os ossos são os músculos do corpo. Se um osso não pode se mover, então é um músculo que não é mais capaz de mover aquele osso. 

Se um disco intervertebral, preso entre dois ossos vertebrais, não consegue mais se mover, surge a questão de qual dos músculos espinhais se tornou tão inativo que o disco intervertebral mudou? Se isso for conhecido, então a questão de por que ocorreu a hérnia de disco e como isso pode ser tratado é respondida. 

 

Quais são as causas? 

As causas da hérnia de disco intervertebral, bem como a dor e os sintomas de paralisia são disfunções geométricas (não dependentes de força) dos músculos anteriores perto da coluna (por exemplo, músculo psoas na área pélvica). Com o trabalho hoje predominantemente sedentário das pessoas modernas, está encurtado e em más condições de funcionamento. O músculo reto abdominal está, na maioria dos casos, em uma condição lamentável. Desde a infância, ele está em uma posição encurtada ao máximo devido à postura sentada contínua.  

Se os músculos espinhais anteriores são encurtados, os discos intervertebrais intermediários são deslocados para trás em direção à medula espinhal devido à tração permanente dos músculos (mesmo durante o sono). Se houver uma assimetria na estrutura interna do músculo, além do encurtamento, haverá dor adicional e possivelmente paralisia. A causa da dor e da paralisia encontra-se no músculo disfuncional e não nos discos intervertebrais, nervos, articulações vertebrais, etc.  

Durante a terapia cirúrgica, o disco intervertebral é removido. Com a terapia cinemática, a função dos músculos causadores é corrigida. Isso significa que a dor e possivelmente a paralisia desaparecem por conta própria. A função da coluna é mantida, o que naturalmente ficaria restrito por toda a vida após a remoção do disco. 

 

Como o Five auxilia no tratamento?  

Um músculo não é construído pelo terapeuta. Esse trabalho só pode ser feito pelo próprio corpo. O terapeuta define os estímulos necessários no corpo do paciente e o corpo reage promovendo as mudanças correspondentes.  Os movimentos corporais realizados através do método FIVE levam em consideração a contração excêntrica da musculatura, a respiração, os níveis de dor e a permanência. Os pacientes não são apenas tratados passivamente, mas estão ativamente envolvidos no próprio condicionamento físico. 

O Back Mover por exemplo, é um dos principais equipamentos do Método Five, e nele você trabalha todo o prolongamento da cadeia muscular. Trabalhando desde o pé, panturrilha, quadríceps, iliopsoas, abdômen e peitoral. Após o exercício no Back Mover, é possível sentir um conforto e uma sensação de bem estar imediata, na região lombar e na coluna. 

Back Mover - Five
Back Mover

Sendo assim, os exercícios do método FIVE fazem a redistribuição da carga sobre o disco e a normalização da tensão muscular sobre a cadeia anterior, normalizando a relação entre o abdômen e as costas, trazendo novamente a mobilidade para a coluna. Para quem ainda não tem hérnia de disco, o método FIVE também ajuda a prevenir o problema. 

 

 

Texto por:

Franciele Casarin – Treinadora Five
Fisioterapeuta – Joinville (SC)
Especialista em Fisiologia do exercício, proprietária do INSTITUO VENEL – Ortopedia e Movimento. Formação completa em Five Konzept.

Compartilhar

Deixe um comentário