Não está podendo frequentar as aulas no estúdio e está procurando um equipamento portátil para pilatear em casa, ou mesmo para agregar às aulas online? Você precisa de um Plank!
O Plank, produzido pela MetaLife, é um equipamento portátil, prático e extremamente versátil – pode ser utilizado em casa facilmente. Em casa, no escritório, na academia, na viagem, onde você quiser! Ele possibilita a realização de inúmeros exercícios, do Pilates ao treinamento funcional, do condicionamento físico à reabilitação.
O Plank pode facilitar, ou mesmo dificultar os exercícios, dando mais ritmo e diversidade às aulas! Tem professores comprando dois: um para usar e outro para revezar entre os alunos. Demais, né? Vem saber tudo sobre o Plank e de quebra aprender uns exercícios.
Com um sistema de “tensão Opposing”, o Plank é portátil e possibilita a realização de centenas de exercícios. A ideia é fazer com que o cliente tenha a cada dia novas possibilidades para exercitar o maior número de fibras musculares possíveis. O equipamento pode ser utilizado para executar qualquer nível de exercício e tem ajustes que permitem atender as mais diversas necessidades, com quatro níveis de resistência.
Um dos possíveis usos do PLANK é o trabalho com uma aproximação contemporânea ao Pilates. O equipamento pode servir para aulas personalizadas e individualizadas, atendimentos fisioterápicos, patologias na coluna e gestantes.
Com um mercado fitness cada vez exigindo mais dos profissionais da área, principalmente agora com as aulas online, seja por produtos ou serviços, o PLANK certamente será um diferencial para aqueles que tiverem o equipamento. A metodologia busca desenvolver qualidade na execução dos exercícios, com total segurança para os praticantes, fazendo com que o instrutor conquiste ainda mais alunos!
Pilates e funcional em casa no PLANK
A técnica funcional é baseada na estimulação do corpo para que sejam melhoradas as condições, tanto do sistema musculoesquelético quanto de sistemas independentes dele. Os benefícios do método começaram a ser aplicados na reabilitação e, com o sucesso da técnica, também foram desenvolvidos programas para uma otimização do desempenho de atletas e condicionamento físico, para minimizar possíveis lesões. Treinar funcionalidade para atividades diárias é de grande importância para evitar desequilíbrios, disfunções e lesões. E cada dia mais o treinamento funcional vem sendo inserido no Pilates.
Há diversas maneiras de aliar as duas práticas, e a mais recente delas é com o PLANK, que é portátil e muito fácil de usar. O Fisioterapeuta Keyner Luiz (CREFITO 97287-F) buscou unir as técnicas: Pilates e treinamento funcional no Plank. “Como o treinamento funcional realiza um trabalho integrado e com alguns padrões de movimento (puxar, empurrar, agachar, etc.), é possível aliá-lo ao Pilates, que também é um método que exercita o corpo como um todo. Para mim é um aparelho bem legal, que aumenta bastante as possibilidades de exercícios dentro do nosso estúdio, e a gente até consegue levar o PLANK para trabalhar com a pessoa dentro da casa dela”, afirma Keyner.
Dicas de exercícios
Agora vamos conferir alguns exercícios que o Keyner preparou e que podem ser realizados no PLANK, pra deixar você com ainda mais vontade de ter o equipamento. ; ).
Os movimentos que ele realiza são feitos sem trocar os elásticos de posição, mas essa troca é fácil e rápida de ser feita.
Outra dica do instrutor é colocar uma base instável em cima do PLANK, para criar mais uma variação de exercício.
A sequência de exercícios desenvolvida por Keyner inicia com o padrão de empurrar no treinamento funcional (IMAGEM 1) e depois o padrão de agachamento (IMAGEM 2).
Após isso, o instrutor segue com adaptações de exercícios do Pilates, como o Hundred. (IMAGEM 3) e o Single Leg Switch (IMAGEM 4), por exemplo.
O último exercício é realizado com a superfície instável que foi sugerida no começo e assim fazer uma ponte – o que também trabalha com os membros superiores. (IMAGEM 5)
Fisioterapeuta Keyner Luiz
CREFITO 97287-F
Treinador Voll Pilates Group