Five Feet: novo conceito de atividade para aliviar as dores nos pés

Compartilhar

Parte do método que previne lesões ocasionadas pelo esforço físico o Five Feet relaxa o sistema muscular e alivia as dores do dia a dia. 

Perfeito para ser usado como pós treino para qualquer atividade física e perfeito para qualquer pessoa em qualquer faixa etária, o Five Feet compõe um conjunto de equipamentos desenvolvido pelo Five Konzeptmetodologia desenvolvida na Alemanha e que no Brasil tem sua representação oficial pela MetaLife Pilates. 

Um dos equipamentos mais eficientes na reabilitação de disfunções e dores no sistema muscular e articular, tem como principal função a ativação da fáscia plantar dos pés, músculos do joelho e quadril. 

Por meio disso, é responsável também por proporcionar a liberação miofascial dos pés por meio da ativação de pontos de gatilhos da sola dos pés.  

Há várias situações como o cansaço e dor, que podem ser evitadas com o cuidado dos pés. É importante ter em mente que este cuidado vai muito além da parte higiênica e estética. Nossos pés precisam ser constantemente protegidos e estimulados, pois fatores como: aperto, umidade, falta de hidratação e má postura, podem ser extremamente prejudiciais.  

Nossos pés foram adaptados para se desenvolver sobre a diversidade do solo, porém a vida cotidiana nos tira esse meio de vida, pelo fato de andamos muito de calçados e em solo plano. O Fve Feet fica responsável por nos dar essa diversidade do solo e com isso dar ativação a pontos em que não temos como ativá-los no dia a dia.  

Para prevenção e auxílio no alívio dessas tensões dos pés o Five Feet é uma ótima escolha!  

A partir de pontos específicos dos pés – que são responsáveis pelo estímulo de funções do organismo, o Five Feet age na correção de algumas tensões musculares.  São elas: tensão muscular da sola do pé, tensão muscular dos joelhos e quadril.  

São 4 variações de estimulo que podem ser realizadas. 

A primeira onde o aluno caminha sobre o equipamento e ele trabalha por um todo a sola do pé.  

 

O segundo e o terceiro trabalham as regiões externas e internas.  

 

E o quarto o aluno pode realizar uma liberação miofascial mais precisa e que possui quatro níveis de dificuldade.  

 

Esse treino ajudará o seu pé a funcionar com energia, melhorando o amortecimento natural que seu pé pode realizar, diminuindo o impacto em todas as suas articulações e, assim, prevenindo ou atenuando as dores. Como foi dito, parte do método que previne lesões ocasionadas pelo esforço físico o Five Feet relaxa o sistema muscular e alivia as dores do dia a dia. 

Lembrando que apesar do aparelho ter uma característica onde o aluno possui autonomia para a execução dos movimentos, a presença de um instrutor é indispensável.  

 

Colaborador da matéria:

Fernando Wendelstein Cano 

Fisioterapeuta – CREFITO/10-54152-F 

Treinador Five Konzept


Compartilhar

Deixe um comentário