Ao pensar em começar um negócio na área, o empreendedor passa a ter muitas dúvidas. Na maioria das vezes, a principal delas é: em qual equipamento de Pilates investir? Qual a configuração de um estúdio ideal? Recorremos a um especialista para responder a essas questões para você.
Humberto Alboleda já foi gerente comercial da maior fabricante de equipamentos do país e há mais de 10 anos trabalha com Pilates. É ele quem nos dá as dicas.
Para começar, Humberto explica que tudo depende do quanto a pessoa tem para investir e qual o tamanho do negócio que ela quer abrir. Existem várias possibilidades de estúdios, com diversas combinações de equipamentos de Pilates: os pequenos, tipo personal, que funcionam inicialmente com apenas um Reformer e uma Chair, por exemplo; os médios, que tem pelo menos um de cada dos equipamentos: Cadillac, Reformer, Chair e Barrel; e os grandes, que chegam a ter 12 Reformers e 12 Chairs, por exemplo, estando equipados para aulas em grupo ou para aliar o Pilates a outras modalidades, como Funcional e Musculação.
“Dá para pensar em várias combinações de equipamentos de Pilates e estilos de aulas. Quanto mais aparelhos, maior a possibilidade de otimizar o tempo, colocando vários alunos por horário, o que costuma ser mais vantajoso”, conta Humberto.
Segundo ele, a primeira coisa a se fazer é vislumbrar o espaço disponível e as possibilidades dentro do ramo que se pretende trabalhar. “Se você for atuar mais com o Pilates voltado à Fisioterapia, precisará dedicar atenção mais exclusiva ao paciente. Nesse caso, não adianta encher a sala de Reformers”, explica.
Pedimos para o especialista montar duas configurações de estúdios levando em consideração três quesitos: 1 – Investimento inicial relativamente baixo; 2 – Otimização; 3 – Breve retorno do investimento. Veja as sugestões e inspire-se:
1 – Estúdio Personal
Necessita de um espaço físico de cerca de 15m² e é composto por três equipamentos de Pilates: Reformer-Torre, Chair e Ladder Barrel.
2 – Estúdio Básico
Requer um espaço físico um pouco maior, 25m², e é constituído pelos quatro principais equipamentos de Pilates: Reformer-Torre, Cadillac, Chair e Ladder Barrel.
A diferença entre os dois, de acordo com Humberto, está no valor do investimento e na quantidade de pessoas fazendo aula ao mesmo tempo. “No estúdio básico você consegue trabalhar com mais alunos por aula, diluindo o custo do investimento mais rapidamente e, consequentemente, obtendo lucro em menos tempo”, finaliza.
Conte pra nós: com que equipamentos você iniciou o seu negócio, qual a configuração do seu estúdio ideal? contato@metalifepilates.com.br.
Leia também:
Como decorar estúdios pequenos
Está abrindo um estúdio de Pilates, mas a sala ainda é pequena? Ou está ampliando [...]
ACESSÓRIOS PARA APARELHOS DE PILATES I
Muitos alunos reclamam que as aulas de Pilates do estúdio que frequentam são repetitivas, ou [...]