Os principais benefícios do pilates
Segundo dados do Serviço Social da Indústria (Sesi), cerca de 52% dos brasileiros não praticam atividade física regularmente. E tem mais: ainda de acordo com a pesquisa, 72% das pessoas que praticam exercícios com frequência não tiveram problemas de saúde nos últimos 12 meses. Ou seja, movimentar-se é essencial para ter mais qualidade de vida.
E foi pensando na qualidade de vida que o Pilates surgiu. É uma modalidade holística que tem se destacado como uma abordagem completa para o bem-estar geral e a união entre corpo e mente.
Vem conferir o artigo que preparamos com os principais benefícios do Pilates!
Breve panorama sobre a modalidade
O Pilates é uma prática de exercícios que oferecem uma série de benefícios para o corpo e a mente, sendo amplamente reconhecido e adotado por pessoas de diferentes idades e níveis de aptidão física. Ele foi criado no século 20 por Joseph Pilates.
Quando criança, Joseph sofria de raquitismo, asma e febre reumática e, por medo de um futuro em uma cadeira de rodas, por conta própria começou a estudar anatomia, fisiologia humana e fundamentos da medicina oriental. Desenvolveu exercícios em aparelhos inventados por ele para ajudá-lo a superar suas limitações físicas.
A metodologia se desenvolveu e hoje já está presente no mundo todo, ganhando cada vez mais adeptos, de todas as idades e com disposições físicas e necessidades diferentes.
Mas você já se perguntou por que o Pilates faz tanto sucesso e traz resultados para diferentes tipos de pessoa? Muitos desses diferenciais são alicerçados pelos princípios fundamentais do exercício:
- Concentração: A mente totalmente voltada para a execução de cada exercício;
- Controle: Os movimentos são executados com precisão e controle, evitando excessos;
- Centro: Foco no fortalecimento dos músculos abdominais e da região lombar, que são considerados o ponto de partida de todos os movimentos;
- Fluidez: Os exercícios devem ter um fluxo contínuo, evitando descontrole;
- Precisão: Cada movimento deve ser executado com precisão anatômica e alinhamento adequado do corpo;
- Respiração: A respiração consciente e controlada é essencial para a oxigenação adequada do corpo e o suporte aos movimentos.
Agora que você já entendeu a base do Pilates, vamos falar sobre alguns dos diversos benefícios da sua prática.
Fortalecimento muscular e tônus corporal
A prática do Pilates é excelente para um fortalecimento muscular equilibrado, já que os exercícios são projetados para trabalhar vários grupos musculares simultaneamente, promovendo uma distribuição uniforme da força em todo o corpo.
Os exercícios, em geral, envolvem movimentos em que o peso do próprio corpo é utilizado como resistência, o que estimula os músculos de forma progressiva. Com a prática regular, esses músculos se tornam mais firmes e tonificados, o que também traz aumento na massa muscular magra e uma redução na gordura corporal, além de força e resistência.
Melhora da postura e alívio de dores
Esse é um dos motivos principais pelos quais mais e mais pessoas buscam o pilates. Uma pesquisa do Ministério da Saúde revela que 27 milhões de adultos no país sofrem com dor na coluna por conta da má postura.
O pilates auxilia na correção e melhora da postura, já que enfatiza a importância do alinhamento adequado da coluna vertebral e a ativação dos músculos do core. O aluno também aumenta a sua consciência corporal, corrigindo padrões posturais prejudiciais em suas atividades diárias. Ao longo do tempo, essa melhoria postural pode prevenir problemas de coluna e contribuir para uma melhor qualidade de vida.
Aumento da flexibilidade e mobilidade
A flexibilidade é um fator vital para a saúde e o bem-estar, já que promove uma maior mobilidade nas atividades diárias, diminui o potencial de lesões, aprimora a excelência nos movimentos executados e a postura adequada. Os movimentos fluidos e precisos do pilates ajudam a alongar e fortalecer os músculos simultaneamente, resultando em uma flexibilidade mais equilibrada e uniforme em todo o corpo.
Além de melhorar a flexibilidade muscular, o pilates também se concentra em aumentar a mobilidade das articulações. Os movimentos realizados foram criados e projetados para engajar e aumentar a amplitude de movimento das articulações, incluindo ombros, quadril, coluna vertebral e membros.
Equilíbrio mental e redução do estresse
Outro princípio que tem muito peso na prática é a respiração. Como a prática integra técnicas de respiração profunda e relaxamento, ela também é ideal para quem está buscando formas de reduzir o estresse e a ansiedade, por exemplo.
A respiração profunda e consciente é capaz de ativar áreas do cérebro relacionadas ao prazer e bem-estar (como o córtex insular esquerdo), o que auxilia a diminuição da percepção de dor (atrelada ao córtex insular direito e córtex somatossensorial). A consistência na prática regular dos exercícios, tanto em casa quanto em um estúdio, pode promover uma sensação de calma e bem-estar, contribuindo para a saúde mental.
Aumento da consciência corporal
O Pilates incentiva a atenção plena durante os exercícios, ajudando os praticantes a se tornarem mais conscientes de como estão utilizando seus corpos. Isso pode levar a uma melhor compreensão da biomecânica e dos padrões de movimento, facilitando ajustes e correções para um melhor desempenho.
Inclusive, essa é uma das razões pelas quais o pilates é ideal para idosos, já que o aumento de consciência corporal melhora o equilíbrio, algo fundamental para evitar quedas e fraturas.
Contribuição para o bem-estar geral e qualidade de vida
Uma grande vantagem do Pilates é sua adaptabilidade. Os exercícios podem ser modificados para se adequar a diferentes níveis de habilidade, condições físicas e até mesmo espaço físico (você pode praticar pilates em casa), tornando-o acessível a uma ampla variedade de pessoas, desde iniciantes até atletas de alto desempenho, contribuindo para o bem-estar geral.
A união entre exercícios, respiração e foco na mente faz do Pilates uma prática altamente eficaz para aqueles que buscam equilibrar corpo e mente, alcançando uma vida mais saudável e com ainda mais qualidade. Ou seja, é uma prática que só tem benefícios!
Não deixe de acompanhar o nosso blog para saber tudo sobre Pilates!