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Metalife conquista o mercado internacional

Os brasileiros que acompanharam a jornada da seleção brasileira de vôlei rumo à conquista da medalha de bronze nas Olimpíadas de Paris presenciaram a importância do pilates tanto na fase de preparação quanto durante os jogos. Na França, as jogadoras contaram com os aparelhos da Metalife durante toda a competição.

Esse suporte para as atletas de alta performance foi possível graças ao empenho e, claro, ao processo de expansão da Metalife. Com grande reconhecimento no mercado local, a empresa agora está em processo de expansão para o mercado internacional.

Atualmente, a companhia já atua em mais de 31 países, tanto na América do Sul quanto na América do Norte, Europa e Ásia.

Esse processo de internacionalização da marca começou há pouco mais de 1 ano. De lá para cá, a grande qualidade dos equipamentos fabricados em Rio Negrinho, em Santa Catarina, atraiu a atenção de profissionais em todo o mundo.

Hoje, a companhia atua em diferentes mercados, em um processo rápido de expansão da marca. “Estamos exportando para países que nunca imaginávamos, como a Eslovênia”, destaca João Carlos Martins, CEO da Metalife, maior fábrica de aparelhos de pilates da América Latina e a segunda maior do mundo em capacidade de produção.

Metalife e o mercado internacional
A importância da Metalife para o mercado ficou em evidência durante a edição de 2024 da IHRSA Fitness Brasil, realizada em São Paulo. Durante o maior evento de fitness, esporte e bem-estar da América Latina, a empresa recebeu em seu estande visitantes de diferentes países.

A Metalife está presente em mais de 40 mil estúdios em todo o mundo, demonstrando o potencial do pilates para quem busca qualidade de vida e, também, alta performance.

Segundo o CEO da empresa, a América do Sul tem um comportamento que é muito ditado pelo mercado brasileiro. Mas outros países estão se transformando em grandes referências, como Chile e Paraguai. “Argentina também está voltando.”

Já no mercado europeu, algumas nações apresentaram um potencial significativo para a expansão dos estúdios de pilates. “Este é o caso da Itália, por exemplo.”

Apesar das particularidades de cada país e dos desafios, Martins explica que a aceitação do mercado internacional é grande. “A experiência tem sido muito positiva”, destaca Martins.

Os números comprovam essa afirmação. Atualmente, de 15% a 20% do faturamento da empresa está conectado com o departamento de exportação. Entretanto, o CEO da Metalife afirma que o objetivo é chegar a 40%.

“Hoje, buscamos no mercado internacional construir algo parecido com o que fizemos aqui no Brasil. Apesar de algumas iniciativas, ainda estamos tentando entender o mercado norte-americano, que é muito interessante. Já no restante do mundo, estamos conseguindo uma boa entrada. Independentemente do país, as pessoas hoje necessitam e buscam por qualidade de vida. Esse reconhecimento internacional dos nossos equipamentos é muito gratificante”, diz.

Benefícios do pilates
Claro que a qualidade dos produtos faz toda a diferença. Entretanto, o sucesso da Metalife no mercado internacional também está relacionado com a disseminação dos diversos benefícios do pilates.

Inicialmente muito relacionada com a reabilitação, a atividade se demonstrou com o passar do tempo um importante pilar tanto para quem deseja qualidade de vida quanto para quem busca alta performance na prática esportiva.

Dinâmica, a atividade é indicada para crianças, adolescentes, adultos e, também, para as pessoas da terceira idade. “Aos 90 anos, a minha mãe tem um estúdio de crochê, participa do coral e também faz pilates. A prática da atividade é o grande motor para que ela consiga realizar todas as demais”, destaca Martins.

Para os esportistas, a ferramenta demonstrou ser um complemento necessário para a conquista de resultados cada vez mais significativos. Além da seleção de vôlei, atletas de diferentes modalidades acrescentam o pilates na rotina de treinamentos.

Entre os exemplos recentes, podemos citar outros medalhistas olímpicos, como o surfista tricampeão mundial Gabriel Medina e o skatista Augusto Akio, conhecido como Japinha.

A prática também encontra espaço no futebol, com diferentes times brasileiros adotando a atividade na rotina com os jogadores. “Nós estamos no Corinthians há sete anos, assim como em outros times.”

Apesar do grande reconhecimento, o pilates ainda encontra muito espaço para a sua expansão, tanto no Brasil quanto no mercado internacional. Nos próximos anos, certamente veremos a modalidade se perpetuando em diferentes segmentos, democratizando os benefícios da atividade para a conquista da qualidade de vida.

“Lutamos muito para ter credibilidade e alcançar o patamar que conquistamos, alcançando um público maior. As pessoas foram aos poucos se acostumando com o pilates, que hoje se transformou em uma unanimidade”, finaliza o CEO da Metalife.

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