AS INVERTIDAS DO PILATES

AS INVERTIDAS DO PILATES

É comum chegar um aluno ao seu estúdio de Pilates e dizer: “Quero ficar de ponta cabeça!”?

Sim, nós instrutores de Pilates sabemos o quanto isso se torna comum dentro de nosso ambiente de trabalho. As posições invertidas além de serem desafiadoras, exigem um maior recrutamento de toda musculatura estabilizadora e, claro, todos os princípios do Pilates trabalhando perfeitamente!

Joseph Pilates quando inseriu as invertidas em seu repertório tinha como objetivo desafiar o praticante a aprender a controlar seu corpo e mente, e assim utilizá-lo de forma correta e segura em todas as suas atividades de vida diária.

Dentro dos movimentos do Pilates elas se encaixam nos avançados, portanto, cabe ao instrutor saber se seu aluno está apto ou não a realizá-las. Sempre com muita responsabilidade e técnica, ficando atento a suas contra indicações. Portanto se o aluno realiza o movimento descontrolado, sem qualidade, sem ativação de centro, sem concentração e equilíbrio ele não está preparado para a execução.

A evolução dos movimentos no Pilates é fundamental para a conquista de um movimento com qualidade. Não queira ultrapassar seus limites, a conquista é diária e desafiadora, seu corpo precisa de um certo tempo para coordenar cada movimento e informação recente, ou seja, evolua progressivamente de acordo com as instruções de seu instrutor.

As Invertidas, como todos os outros movimentos realizados no Pilates, têm seus benefícios e contra indicações. Portanto, não serve somente para tirar fotos e postar nas redes sociais, pois requer muito cuidado do praticante.

BENEFÍCIOS:

Aumento do retorno venoso;
Fortalecimento de toda a musculatura estabilizadora;
Relaxam o corpo;
Estimulam a circulação sanguínea em todo o corpo, levando sangue rico em oxigênio a essas regiões;
Reforço imunológico;
Entre outros.

CONTRA INDICAÇÕES GERAIS:

Hipertensão;
Cardiopatias;
Refluxos;
Hérnia de hiato;
Glaucoma;
Deslocamento de retina;
Mulheres em período menstrual ou em período de gestação.

Invertidas são movimentos prazerosos de se realizar, e trazem inúmeros benefícios para o corpo e mente, desde que, se tenha técnica na realização e uma boa orientação. Mas também pode se tornar perigosa e lesiva se não contar com o acompanhamento de um profissional devidamente qualificado.

Abaixo, algumas invertidas realizadas nos aparelhos: Cadillac, Ladder Barrel e Chair:

yt2p

Thalyssa Larangeiras
CREFITO 3 154511/F
Fisioterapeuta proprietária da Clínica LIFE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *