Black Friday MetaLife, descontos de até 50%

Five x Pilates: você sabe qual a diferença?

Five x Pilates: você entende qual a diferença dos dois métodos?

O Five Konzept e o Pilates são dois métodos que se complementam, e muitas vezes são confundidos pelos alunos ao chegar no estúdio e se depararem com equipamentos de madeira semelhantes com os equipamentos de Pilates em sua construção. Entretanto, o Pilates e o Five não se resumem apenas à aparelhos, ambos são métodos que possuem fundamentos. Apesar de terem como base alguns princípios semelhantes, não se deve confundir o Método Five com o Pilates.

Estúdio Wave 2.0
O Pilates possui seus 6 fundamentos (concentração, centralização, precisão, respiração, controle, fluidez) é focado na melhora do movimento controlado e na contração do abdômen o tempo inteiro. Por outro lado, o Five não utiliza a contração do abdômen e os conceitos trabalhados no Pilates. O método Five se preocupa em utilizar movimentos naturais de alongamento das principais cadeias musculares que são sobrecarregadas pela unilateralidade do dia-a-dia do homem moderno, melhorando a postura e diminuindo essas dores ocasionadas por tensão muscular através da proposta dos movimentos, extensões e contrações excêntricas. Entretanto, o Five não é um simples programa de alongamentos, ele busca o prolongamento de cadeias musculares, e não apenas um músculo especifico como é proposto nos exercícios de alongamento.

É importante ressaltar que os dois métodos não competem entre si, pois possuem propostas diferentes que se complementam. Por exemplo, em uma fase aguda de dor lombar o Five pode ser usado como uma primeira ferramenta no tratamento, já que proporcionará um prolongamento de cadeias musculares e diminuirá a tensão. Posteriormente, vem a utilização do Pilates como método complementar para fortalecimento especifico para o tratamento desta dor. Além disso, o Five pode ser utilizado como complemento em treinamento de pessoas sem dor, justamente como ferramenta para compensar toda tensão gerada durante os treinos de fortalecimento, evitando que as dores apareçam e melhorando a performance durante a execução dos movimentos.

Resumindo, o Five trabalhará com o prolongamento de cadeias musculares através da extensão do corpo com movimentos naturais, utilizando contrações musculares excêntricas e sem contrações musculares abdominais ou movimentos controlados. Enquanto o Pilates tem como objetivo o equilíbrio entre o corpo e a mente, através de um trabalho que prioriza a região central do corpo (Power House).

Profa. Me. Monique Oliveira Baptista Cajueiro
Bacharel em Educação Física
Pós-graduada em Fisiologia do Exercício
Mestre em Ciências da Atividade Física com ênfase em Biomecânica Clínica – USP
Membra da Sociedade Brasileira de Biomecânica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *