CADILLAC – ADAPTAÇÃO E SEGURANÇA PARA EXERCÍCIOS DESAFIADORES

CADILLAC - ADAPTAÇÃO E SEGURANÇA PARA EXERCÍCIOS DESAFIADORES

O Cadillac é um aparelho que foi desenvolvido para corrigir as necessidades individuais e promover força, flexibilidade, mobilidade articular e estabilidade de cintura escapular.

Para que o aluno comece a praticar exercícios mais desafiadores, como as posições invertidas ou suspensas, é necessário que o instrutor de Pilates saiba de pontos importantes para que a aula seja feita com segurança e eficiência.

São eles:

-O instrutor deve conhecer muito bem a técnica e seus princípios;
-O aluno deve ter consciência de estabilidade de cintura escapular, de como deve mover a coluna, e de estabilização pélvica;
-O aluno deve confiar no seu instrutor;
-O instrutor deve respeitar o medo do aluno;
-Em hipótese alguma a prática de exercícios acrobáticos deve ser realizada sem a presença do instrutor;
-Antes de passar qualquer movimento, o instrutor já deve ter treinado para que faça o passo a passo de cada exercício corretamente.

Portanto, para que uma aula de acrobáticos tenha qualidade, segurança e eficiência é necessário que o instrutor tenha muito claro as adaptações necessárias para cada movimento, o passo a passo de cada exercício e como se posicionar na máquina para que nenhum acidente aconteça, tanto com o aluno quanto com o professor.

Abaixo alguns exercícios com suas adaptações:

HANGING UP (posição inicial: coluna neutra, pés apoiados na barra de trapézio. Movimento: realizar uma extensão torácica, preservando o alinhamento da cabeça e cintura escapular. Nesse movimento, o aluno fica preso o tempo todo com a cinta de segurança. Objetivo: mobilização de coluna, fortalecimento de mmss);

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SPINE TWIST (posição inicial: coluna neutra, pés presos nas alças fuzzies. Movimento: mobilizar o quadril e depois realizar uma rotação torácica deixando só uma mão presa na barra horizontal. Nesse movimento o aluno fica preso o tempo todo na alça de segurança. Objetivo: mobilização da coluna em rotação e fortalecimento de mmss);

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FULL HANGING (posição inicial: o aluno segura nas barras verticais, realiza uma ponte com os pés apoiados na perna do instrutor para que este coloque a alça fuzzie no pé. Movimento: o aluno caminha com a torácica para fora do Cadillac, alongando os braços por cima da cabeça. Objetivo: descompressão articular, melhora da circulação);

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FRONT SPLITS (posição inicial: o instrutor ajuda o aluno a colocar a alça fuzzie no pé da frente e depois no pé de trás. Movimento: afastar as pernas, preservando o alinhamento da coluna. Nesse exercício o aluno utiliza uma caixa para dar apoio no momento em que ele entra e sai do exercício. Objetivo: alongamento e fortalecimento de mmii)

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Carolina Sales
Educadora Física e Instrutora de Pilates – PMA- CPT e Garuda

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