Com o auxílio de acessórios, como o hanGo, podemos oferecer aos praticantes do método Pilates mais conforto e segurança durante a prática, mantendo a originalidade dos exercícios. Desta forma, sem grandes adaptações, podemos explorar ao máximo a capacidade das máquinas e do próprio praticante. Isso porque temos no vasto repertório do método o apoio sobre as mãos e, muitas vezes, devido a limitações patológicas ou mesmo por fraqueza muscular, acaba gerando grande desconforto aos punhos pela flexão do mesmo.
O hanGo é uma manopla de fácil encaixe nas ombreiras do Reformer, prancha de saltos e alças da Chair e vem nos ajudar no processo de descarga de peso, que nos auxilia a um melhor alinhamento postural, distribui o peso nos diversos apoios ósseos e possibilita a execução dos exercícios de forma equilibrada e eficiente.
A Chair em especial é um dos equipamentos mais desafiadores, devido a instabilidade do pedal e a base pequena de apoio. Quando encaixamos o hanGo no lugar das alças de mão, ele nos auxilia principalmente por dois fatores:
– Ergonomia para os punhos
-Posicionamento inicial um pouco mais alto, que favorece a execução de diversos movimentos.
Abaixo alguns exemplos para explorar este acessório na Chair.
Hango e o Frog Back


Hango e o Frog Front


Table


Pull Up


Tendon Stretch


Variação do Tendon Stretch


Assim, devido a essa versatilidade de manuseio, o acessório garante outro princípio do método que é a Fluidez, deixando então a prática mais conectada, divertida e completa.
Juliana Harumi Tanimaru
Personal trainer
Professora e treinadora TcPilates