SAIBA AONDE APLICAR COR NO SEU ESPAÇO

SAIBA AONDE APLICAR AS CORES NO SEU ESPAÇO

Muitos donos de estúdio nos perguntam qual cor devem aplicar num determinado espaço e como usar as cores a favor dele. Por isso reunimos diversas informações que irão tirar de vez essas dúvidas, tão comuns para quem quer abrir um espaço aconchegante, que transborde bem estar. Vamos lá:

Para alongar o ambiente, aplique cores mais escuras em duas paredes opostas. Essa técnica é ideal para espaços quadrados. Para rebaixar o teto, você deve aplicar cores mais claras nas paredes e uma cor mais escura no teto. Já para elevar o teto, aplique cores mais escuras nas paredes e uma mais clara no teto. Para alongar a parede, aplique duas cores numa mesma parede, com a divisa à meia altura.

Pinte com cores mais escuras a parte inferior e utilize tons leves na parte superior. Para encurtar a parede, repita a divisa à meia altura invertendo a ordem das cores. Ou seja, pinte com cores mais claras a parte inferior e utilize tons escuros na parte superior.

Utilize o estudo das cores para causar sensações positivas:

BRANCO

– Decoração: Um ambiente todo branco pode trazer calma e prazer para algumas pessoas e, para outras, frieza e impessoalidade. O branco também colabora na sensação de limpeza. Mas atenção: o branco só é branco, quando recebe uma luz intensa direta. Se a iluminação de sua sala não for boa, cuidado para o branco não parecer cinza claro.

– Cromoterapia: O branco potencializa as demais cores. Representa a luz divina.

– Feng Shui: É uma cor neutra, pode ser usada em qualquer ambiente.

Muito cuidado quando o branco aparece em demasia em um ambiente, pois passa uma sensação de vazio e hostilidade. Deve?se quebrar o branco com quadros e móveis coloridos.

PRETO

– Decoração: Cor usada em pequenos detalhes, principalmente quando se pretende fazer um “efeito especial”, tanto dentro, quanto fora do ambiente. Em uma sala, pode ser usada para contrastes, principalmente com o branco.

– Cromoterapia: O oposto da luz.

– Feng Shui: Pode ser opressivo e depressivo. Representa o elemento água e deve ser usado com cuidado. Em geral, é usado em pequenos detalhes. Um estúdio amplo e claro com equipamentos de estofados pretos funciona.

VERDE

– Decoração: O verde é bastante usado. No chão, nos lembra a natureza. Em locais abertos, pode complementar madeira e jardins.

– Cromoterapia: É a cor da natureza, traz força equilibrada, progresso mental e corporal. Acalma o sistema nervoso e os sentidos. Também significa esperança e satisfação.

– Feng Shui: Cor neutra que representa o elemento madeira. Procure não misturar a cor verde em locais que predomina o vermelho, pois você terá um local “quente” e confuso. É ótima para usar em banheiros, para elevar a energia do local. Também é uma boa cor para locais de tratamento de saúde, pelo mesmo motivo. Procure tons mais suaves de verde para não “cansar” a sensação visual.

LILÁS/ VIOLETA

– Decoração: Os tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes. Mas cuidado para não transformar o ambiente em monocromático, pois pode cansar.

– Cromoterapia: Tem efeito purificador, transforma as energias negativas em positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos.

– Feng Shui: Traz tranquilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade, sendo ideal para locais de meditação. Cuidado: em excesso, pode trazer ansiedade.

LARANJA

– Decoração: Inconscientemente, esta cor lembra sabores agradáveis, por isso bastante usada em cozinhas. Pode ser usado na sala, em uma só parede, em tons mais suaves. Os tons mais escuros de laranja sugerem estabilidade. E os mais vibrantes, usados apenas para detalhes, passam a sensação de energia.

– Cromoterapia: Auxilia a mente a assimilar novas ideias, mas deve ser usada com moderação.

– Feng Shui: Em pequenas doses, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Em excesso, pode provocar conversas demais.

VERMELHO

– Decoração: Tenha bastante cuidado ao usar esta cor. Por ser uma cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo, quando está em excesso nos ambientes. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de sofisticação e até exótico. Em demasia, passa a ser vulgar.

– Cromoterapia: Indicado para pessoas tímidas e retraídas porque estimula a atividade mental e quebra barreiras. Revigora a coragem e a força de vontade.

– Feng Shui: É a cor que ativa e estimula as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, autoestima, fama e prosperidade. Deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois é uma cor excitante e estimulante. Em excesso, pode incitar brigas, confusões e explosões de humor.

AZUL

–  Decoração: Pode ser usado em grandes áreas sem se tornar cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia. O azul escuro ou marinho, transmite autoridade. ideal para ambientes formais.

– Cromoterapia: Transmite calma e serenidade. Também é asséptico e desestressante.

– Feng Shui: Cor calmante, traz tranquilidade aos ambientes. Um ambiente com paredes em azul claro pode provocar sono. Já, para quem é muito agitado, é uma boa opção para incitar o relaxamento.

AMARELO

– Decoração: Cor usada para esquentar áreas escuras e para dar mais iluminação. Em pisos, provoca sensação de avanço. Mas em grandes áreas e superfícies, pode incomodar por causa da incidência de luz.

– Cromoterapia:  Atua  diretamente  sobre  o  campo  mental.  Considerada animadora, inspiradora e estimula o raciocínio. Ajuda no autocontrole.

– Feng Shui: É a cor da luz. Estimula a comunicação, atividades mentais e abre o apetite. Ideal para um ambiente de estudo. Mas sempre em doses equilibradas. Em excesso, pode provocar muita conversa, pensamentos acelerados e confusos.

Atenção! Cores vibrantes e fortes devem ser usadas apenas em detalhes: uma parede pequena, uma coluna, uma poltrona. Em demasia tornará o ambiente monocromático, “cansando” a visão e sensação. Harmonize os equipamentos e acessórios entre si e com o tom das paredes, mas não repita os mesmos tons nos tapetes, cortinas e móveis de apoio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *