Abrindo o negócio Pilates

Você sonha em abrir o seu próprio negócio Pilates, mas não sabe nem por onde começar?  Nós vamos te ajudar, mostrando os primeiros passos necessários e apresentando dicas valiosas, como a importância de contar com um consultor especializado em Pilates. 

Primeiro, saiba que abrir um negócio Pilates é uma oportunidade muito rentável para profissionais da área da saúde que querem ter seu próprio negócio. Afinal, o mercado é bem propício, pois além de ser uma modalidade muito procurada, também pode ser praticada por pessoas de todas as idades, incluindo idosos, pessoas com deficiências físicas e crianças. Isso aumenta muito o seu público alvo e amplia as possibilidade de ganho.

Local do negócio pilates

Realize uma pesquisa para descobrir qual a melhor localização para montagem do estúdio, pois ele deverá ficar em locais propícios que tenham um mercado potencial, ou seja, bairros de classe média, centros médicos, clínicas e hospitais particulares e até academias. Avalie também se existem outros negócios do gênero na região. Muitos concorrentes próximos, com o mesmo perfil, podem atrapalhar a alavancada do seu negócio. 

Equipamentos

O Pilates tem uma metodologia própria que exige aparelhos específicos para a realização das aulas. São eles: Reformer, Cadillac, Ladder Barrel e Step Chair.

Abaixo, veja algumas ideias de formas de utilização para torná-los ainda mais versáteis dentro do seu negócio Pilates. 

Reformer (Até duas pessoas ao mesmo tempo)

-Acrescentando a torre você consegue fazer vários exercícios que praticaria no Cadillac;

-Utilize a prancha de saltos para variar os exercícios de perna;

-O conversor mat é ótimo para fazer exercícios de repertório solo;

-A caixa do Reformer serve para variar exercícios em cima do carrinho.

Step Chair (Até duas pessoas ao mesmo tempo)

-Utilize o baú da chair para estender o equipamento;

-Uma boa pedida é praticar com molas nos olhais do espaldar ou com a flex band nos olhais laterais;

-Também é possível utilizar a caixa micro para variações ou remover as bengalas para ganhar mais espaço no equipamento;

-Outra possibilidade é utilizar a plataforma de extensão fora do equipamento e fazer apoio nos pedais.

Cadillac (Até três pessoas ao mesmo tempo)

-Utilize o baú extensor para praticar com a barra móvel;

-Aproveite os olhais laterais para usar molas;

-Os discos de rotação para exercícios de equilíbrio e força, utilizando as molas laterais do Cadillac, também são uma boa pedida.

Ladder Barrel

Você pode fixar faixas elásticas no espaldar do Ladder Barrel, ou utilizar os olhais laterais para a fixação de molas. A plataforma de extensão, além de ajudar a elevar o usuário, ajuda na execução de alguns exercícios, como paradas de mão.

Professores

O Pilates exige profissionais qualificados, com formação e experiência em estúdios de Pilates.

Os profissionais devem ter formação completa em Educação Física ou Fisioterapia e ainda ter certificação em Pilates. Além disso, são recomendados cursos de aperfeiçoamento e reciclagem constantes.

As aulas devem ser ministradas com atenção individual para cada praticante, então o ideal é que se trabalhe em turmas pequenas de um até três alunos, o que demandará do estúdio vários horários de aulas disponíveis. Hoje, existem estúdios que trabalham com aulas em grupo. Mas, nesse caso, o ideal é que você tenha no mínimo quatro equipamentos de cada tipo. Exemplo: 4 Reformers, 4 Chair…

Retorno do investimento

No primeiro ano, é provável que o estúdio tenha adesão da metade de frequentadores, pois ainda não é conhecido, mesmo assim, dependendo da região onde atua e do planejamento de marketing, é possível tirar o valor total investido já no primeiro ano de funcionamento. Lembre-se que o faturamento aumenta à medida em que a frequência de alunos também aumenta e daí a importância de investir em marketing.

Diferenciais do negócio pilates

Como muitos alunos praticam atividades físicas no intervalo do trabalho, o ideal é que o estúdio conte com banheiros feminino e masculino, com vestiário, armários e pelo menos dois chuveiros. Invista em um vestiário limpo e bem decorado, pois será com certeza um dos diferenciais do estúdio e a decisão sobre a frequência de alunos dependerá muito da estrutura do local. Você pode buscar outros diferenciais para se destacar no mercado, como a inclusão de outras técnicas e metodologias, como o Five, que é ótimo para corrigir as questões posturais e funciona muito bem aliado ao Pilates. 

Aspectos legais

Todonegócio Pilates tem a obrigatoriedade de se legalizar com as normas da Prefeitura da região, que estabelecerá registros e fiscalizações.

Os professores de Pilates serão Fisioterapeutas ou Profissionais de Educação Física e deverão ter registros no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional ou no CREF, Conselho Regional de Educação Física, para os profissionais de Educação Física.

Consultoria especializada em Pilates

A Metalife, além de ser a principal fabricante de equipamentos do país é pioneira nesse tipo de consultoria e oferece o serviço gratuitamente aos clientes que querem estruturar um negócio Pilates. Higgor Perez, Gerente Comercial, explica que lá não existem vendedores, apenas consultores de vendas preparados para ajudar a estruturar negócios de sucesso na área de Pilates.

“Você pode conhecer bem o seu próprio mercado, mas um consultor especializado traz a experiência de diversas empresas. Essa vivência com a diversidade constrói um know-how importantíssimo. Assim, os aprendizados que um consultor acumula ao longo da carreira possibilitam uma visão mais estratégica e direcionada, o que confere mais agilidade ao processo de desenvolvimento das soluções que a empresa precisa para alavancar os negócios”, explica Perez.

Entre em contato com a MetaLife, clicando AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *