A assistência técnica da Metalife é a maior rede do País. Presente em todas as regiões do Brasil, conta com técnicos especializados e treinados e visa oferecer um trabalho de prevenção, manutenção e conserto de qualidade aos seus clientes.

Possui um serviço de atendimento telefônico especializado à sua disposição. Além de orçamentos para a realização de montagens, revisões e manutenções dos equipamentos, ela realiza a venda de peças de reposição, garantindo assim a segurança e a originalidade dos seus equipamentos.

Visando atingir a excelência em seus atendimentos e nos trabalhos executados, a Metalife criou a CRC – Central de Relacionamento ao Cliente. O objetivo é manter a satisfação constante de seus clientes.

Cidades antedidas pela Assistência Técnica:

Perguntas frequentes:

Qual o período de garantia de meus equipamentos?

Conforme especificado no manual do equipamento, seu produto Metalife possui garantia contra defeitos de fabricação que tenham sido devidamente constatados pela Metalife Ind. e Com. de móveis Ltda ou pela sua rede de assistência técnica autorizada, durante o prazo legal de 03 (três) meses, contados a partir da data de emissão da nota fiscal, sendo que a Metalife concede gratuitamente 21 (vinte e um) meses seguintes como garantia adicional, totalizando 24 (vinte e quatro) meses como prazo maior, seguindo a classificação abaixo:

  • 03 (três) meses – cordas, estofados, tecidos, borracha e em casos de desplacamento ou corrosão em acabamentos superficiais como pinturas (incluindo verniz), cromagem, niquelagem e zincagem;
  • 06 (seis) meses – ferragens, peças plásticas e molas (somente contra o rompimento destas peças);
  • 24 (vinte e quatro) meses – partes estruturais em madeira ou metal que estejam submetidas a esforços estruturais.
Como faço para solicitar a garantia dos equipamentos?

Para solicitar a garantia e facilitar seu atendimento, deverá ser fornecido o número da nota fiscal, o tipo ou modelo do equipamento.

Para registrar uma solicitação de garantia, é necessário acessar o link: www.metalifepilates.com.br/astec, onde você poderá registrar os dados necessários para a solicitação.

Em que situação posso perder a garantia?

As garantias legal ou estendida ficam automaticamente invalidadas se:

  • O uso do produto não for exclusivo para os exercícios definidos pelo método Pilates;
  • For detectada a utilização de peças, ferramentas, ou substâncias (lubrificantes, produtos de limpeza, etc) não indicadas no manual do equipamento ou não originais;
  • Não forem seguidas as orientações, recomendações e especificações apresentadas no manual do equipamento quanto à utilização, inspeções antes de cada uso, revisões e manutenções preventivas do produto, não sendo estes custos cobertos pela Metalife;
  • Na instalação do produto não forem observadas as especificações e recomendações do manual do equipamento quanto às condições do local da instalação do produto, tais como nivelamento e estabilidade do piso, adequação do local para a instalação, uso de ferramentas adequadas e descumprimento das etapas de montagem;
  • Tenha ocorrido uso inadequado, mau uso ou se o produto tiver sofrido alterações ou modificações estéticas ou funcionais, bem como tiver sido realizado conserto por pessoas ou entidades não autorizadas pela Metalife Ind. e Com. de móveis Ltda;
  • Houver sinais de violação do produto, remoção ou adulteração do número de série ou da etiqueta de identificação do produto e das molas, substituição de peças por outras não originais ou não autorizadas pela Metalife Ind. e Com. de móveis Ltda.
O que as garantias legal e estendida não cobrem?
  • Despesas com a instalação do produto realizada por pessoas ou entidades não autorizadas pela Metalife Ind. e Com. de móveis Ltda;
  • Despesas decorrentes e consequentes de instalação de peças e acessórios que não pertençam ao produto, mesmo daqueles comercializados pela Metalife Ind. e Com. de móveis Ltda, salvo os especificados para cada modelo no manual do equipamento;
  • Despesas com mão de obra, materiais, peças e adaptações necessárias à preparação do local da instalação do produto;
  • Falha no funcionamento do produto decorrentes de falta de conhecimento do usuário na aplicação do método Pilates;
  • Serviços ou despesas de manutenção e limpeza do produto;
  • Falhas no funcionamento normal do produto decorrentes de falta de limpeza e excesso de resíduos, ou ainda, decorrentes da existência de objetos estranhos ao funcionamento e finalidade de utilização;
  • Transporte do produto até o local definitivo da instalação;
  • Produtos ou peças que tenham sido danificados em consequência de remoção, manuseio, quedas ou atos e efeitos decorrentes da natureza, tais como oxidação, exposição à umidade ou chuva, inundação, tornados, eventos sísmicos, etc;
  • Custos de processos de inspeção e diagnósticos (incluindo a taxa de visita técnica) determinando que a falha tenha sido causada por motivo não coberto por essa garantia;
  • Despesas decorrentes do envio e retorno do produto para manutenção;
  • Deslocamentos para atendimentos de produtos instalados fora do município sede da assistência técnica Metalife, a qual poderá cobrar taxa de locomoção do técnico, previamente aprovada pelo consumidor, conforme a tabela de quilometragem utilizada pela Metalife Ind. e Com. de móveis Ltda e divulgada através do serviço autorizado de assistência técnica Metalife;
  • Peças desgastadas por uso natural, tais como alças, estofados, acabamento em borracha, molas, corda, mosquetões, manípulos, bem como, a mão de obra na substituição destas peças e as consequências advindas dessas ocorrências.
Não tenho mais acesso ao manual do equipamento (por extravio). Como faço para obter uma cópia?

Você deverá acessar o link www.metalifepilates.com.br, selecionar a linha de produtos Metalife Pilates e escolher o aparelho que necessita do manual.

Acima da imagem ilustrativa encontra-se a aba ‘’Manual e montagem’’. Clique sobre ela e baixe o arquivo indicado.

Comprei meus equipamentos, como eu faço para montar?

Para sua comodidade, a Metalife possui uma rede de técnicos autorizados qualificados para instalar seu equipamento.

Por esse serviço será cobrada uma taxa de montagem por equipamento. Esta instalação não compreende serviços de preparação do local, que são de responsabilidade do consumidor.

Para contatar um técnico autorizado basta acessar o link: www.metalifepilates.com.br/astec e registrar os dados necessários para solicitação de montagem. As informações serão enviadas posteriormente para o seu contato.

Caso prefira, você mesmo pode montar seu equipamento, contanto que siga passo a passo as instruções desse manual para não correr o risco de perder a garantia do mesmo.

Como devo fazer a limpeza dos equipamentos?

No manual há algumas sugestões de como manter seu aparelho em bom estado de conservação por muito mais tempo. É importante que as recomendações do manual de equipamento sejam repassadas para as pessoas que irão fazer a limpeza. Veja a seguir como proceder a limpeza de:

  • Estofados: a manutenção frequente é necessária para prolongar a vida útil do aparelho. Mantenha seu estofado limpo removendo o pó com pano macio e seco. Para uma higienização melhor, utilize apenas um pano umedecido com solução de sabão ou detergente neutro. Desaconselhamos o uso de removedores, solventes como benzina, alvejante, álcool, abrasivos, amoníacos, lustra móveis, polidores e óleos, pois podem atacar a proteção do couríssimo, provocando rachaduras e manchas.
  • Madeira: por se tratar de matéria-prima natural, os equipamentos em madeira podem apresentar diferenças na tonalidade. Veios e desenhos próprios da madeira são imprevisíveis, pelo mesmo motivo. O envelhecimento natural das peças é acelerado pela ação da temperatura e umidade natural do ar, podendo surgir pequenas rachaduras e fissuras. Água, calor, e raios UV naturais ou artificiais podem provocar descolamento, rachaduras e alteração na coloração da madeira e do verniz. Por isso, os aparelhos devem ser protegidos dos agentes citados acima. Quanto mais protegidos e bem mantidos, maior a durabilidade. Caso ocorra derramamento de líquidos, limpe imediatamente, pois a madeira poderá absorvê-los e manchar irreversivelmente. As superfícies de madeira são delicadas, precisam de limpeza com flanela seca ou pano umedecido em solução de sabão neutro e água. É importante secar imediatamente para evitar que a madeira absorva a umidade.
  • Plásticos (manípulos, manoplas e ponteiras): para a limpeza das peças plásticas, umedeça um pano limpo e macio com uma solução de água e detergente neutro e passe por toda a superfície, secando em seguida.
  • Alças (não incluso): a manutenção das alças é fundamental para prolongar a vida útil e manter a higiene. Não lave na máquina. As meia-argolas de metal podem danificar seu eletrodoméstico. Para higienização das alças, umedeça um pano limpo e macio com solução de sabão ou detergente neutro e passe por toda a alça. Enxágue com pano úmido, secando em seguida. Não use álcool ou alvejante, esses produtos podem danificar e manchar as alças. Evite também a exposição excessiva à luz solar, ela prejudica e resseca a trama das alças. Para as alças com velcro, recomenda-se que fiquem fechadas quando fora de uso, para evitar juntar fiapos nos ganchos.
  • Metal e acabamentos: poeira, umidade e maresia acumuladas são os principais fatores que aceleram a oxidação dos metais. Nossos produtos são feitos para uso interno, não sendo recomendada a exposição direta às intempéries. A limpeza das superfícies metálicas, seja ela aço inox polido, alumínio, niquelados, anodizados, galvanizados, cromados ou pintados, deve ser feita com frequência semanal, utilizando sempre uma flanela seca para remover totalmente o pó.
    Para uma limpeza mais pesada, os trilhos podem ser limpos com pano umedecido em álcool. Porém, nunca derrame o álcool diretamente no equipamento. Evite batidas, que danificam o acabamento superficial, deixando o metal aparente e suscetível à oxidação. Nunca utilize materiais abrasivos como esponjas de aço, esponjas sintéticas, saponáceos ou solventes. Nunca deixe nenhum líquido secar sobre a peça.
    Caso haja derramamento de líquidos, seque imediatamente e remova quaisquer resíduos com esponja umedecida em água limpa, secando bem a seguir.
    Para a remoção de manchas em peças pintadas, cromadas e niqueladas recomendamos a utilização de uma flanela ou malha de algodão úmido, utilizando detergente neutro, ou em casos mais difíceis, de cera automotiva.
  • Mosquetões: para retirada de manchas e possíveis sinais de oxidação, pode-se limpar a parte afetada com pano umedecido em vinagre (cozinha). Deixar os mosquetões imersos em vinagre branco por 3 horas e polir com esponja de aço. Este procedimento não regenera os mosquetões, apenas remove a camada oxidada deixando-os mais limpos, bonitos e prolonga a vida útil dos mesmos. Os mosquetões que sofrerem este processo ficarão com aparência mais escura que o original.
Como garantir a segurança na utilização dos equipamentos?

Como todos os equipamentos mecânicos, os equipamentos de Pilates estão sujeitos ao desgaste e estresse. A manutenção apropriada e a substituição periódica de seus componentes são de sua responsabilidade, auxiliando na prevenção de acidentes.

Não utilize produtos que não sejam disponibilizados pela Metalife durante a manutenção e substituição de seus componentes. A Metalife não assume responsabilidade sobre qualquer forma de uso inadequado do equipamento.

Garanta que o mesmo esteja instalado em ambiente adequado para a prática de Pilates (conforme descrito anteriormente). Vista-se apropriadamente. Não use roupas muito largas, brincos, relógios, anéis, pulseiras, correntes ou qualquer outro tipo de adereço. Mantenha seus cabelos e roupas afastadas das peças móveis. As roupa folgadas, joias ou cabelos longos podem ser presos pelas partes em movimento.

Quando devo fazer revisões em meus equipamentos?

Inspeção de segurança antes do uso.
A inspeção de segurança deve ser realizada antes das atividades a serem exercidas por cada usuário. Para cada novo exercício os dispositivos e acessórios a serem utilizados devem ser conferidos quanto a sua segurança, limpeza e adequação ao usuário:

  • Certifique-se de que todos os componentes do equipamento estejam devidamente fixados e posicionados antes de realizar os exercícios;
  • Certifique-se de que os mosquetões, manípulos, alças e molas (opcionais) estejam íntegros e devidamente ajustados.
  • Ao utilizar sistemas que incluam o uso de mosquetões, certifique-se que estes estejam devidamente ajustados, fechados e travados.
  • Não utilize o equipamento ou acessórios se estes apresentarem, em qualquer um de seus componentes, sinais de desgaste, quebra ou danos;
  • Certifique-se que o equipamento esteja devidamente ajustado para as dimensões adequadas ao usuário e seu nível de habilidade.
  • Caso haja necessidade de troca de componentes substitua-os somente por peças fornecidas pela Metalife, garantindo sua segurança e durabilidade.

Revisão periódica semanal.
A revisão periódica semanal complementa a inspeção de segurança e deve ser executada semanalmente por um profissional devidamente qualificado e treinado no método Pilates:

  • Certifique-se de que todos os componentes estejam corretamente ajustados e livre de qualquer tipo de deformação ou desgaste, efetuando sua substituição assim que forem detectados quaisquer sinais de alteração;
  • Certifique-se de que todos os manípulos estejam corretamente posicionados e fixados;
  • Certifique-se de que todos os olhais estejam corretamente posicionados e presos;
  • Verifique qualquer tipo de deformação ou desgaste nas molas e mosquetões, efetuando sua substituição assim que forem detectados quaisquer sinais de alteração;
  • Periodicamente, verifique o equipamento em busca de parafusos folgados e aperte-os, com as chaves fornecidas, se for o caso.

Revisão periódica trimestral.
Esta revisão complementa a revisão periódica semanal e deve ser realizada a cada três meses, ou período máximo de 1000 (mil) horas de uso, por um profissional devidamente qualificado e treinado no método Pilates. É extremamente importante realizar uma verificação criteriosa do equipamento, assim como testes de seus mecanismos para atestar sua funcionalidade:

  • Faça uma inspeção completa no equipamento, buscando identificar quaisquer alterações;
  • Realize todos os ajustes necessários, garantindo que os componentes estejam corretamente posicionados, ajustados e fixados. Utilize as ferramentas fornecidas junto ao equipamento para garantir uma fixação adequada;
  • Faça uma inspeção em todos os componentes, buscando identificar fraturas, deformações, cortes, trincas, ou qualquer outra variação que seja estranha ao equipamento. Realize imediatamente a substituição do componente danificado ou informe a assistência técnica Metalife. Todo componente reprovado não deverá ser utilizado até ser devidamente reparado ou substituído por um novo;
  • Certifique-se que o tensionamento das molas permanece correspondendo ao uso. Caso sejam identificadas variações nas molas, estas deverão ser substituídas imediatamente.
  • As molas têm vida útil de no máximo dois anos ou oito mil horas de uso, o que ocorrer primeiro. Após este período faça sua substituição;
  • Substitua todos os mosquetões a cada 24 meses ou conforme necessário dentro deste período;
  • Certifique-se de que todas as alças continuem fixando-se completamente ao velcro (se possuírem), sem possibilitar riscos ao usuário. Em caso de desgaste do componente realize sua substituição imediatamente.

Cuidados gerais:

  • Não deixe em ambiente úmido.
  • Não secar ao sol.
  • Não utilize produtos químicos para a lavagem, principalmente álcool e solvente, estes produtos podem gerar alterações no acabamento superficial do equipamento.

A verificação inadequada dos itens constantes nesta revisão, assim como a utilização do equipamento com ajuste inadequado pode resultar em danos ao equipamento.

Posso fazer qualquer tipo de exercício no equipamento?

Utilize o equipamento somente para exercícios definidos pelo método Pilates.

Consulte um médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios físicos. Pare qualquer exercício se sentir dor no peito, falta de ar, dificuldade em respirar, sensação de desmaio ou qualquer tipo de desconforto muscular. Procure orientação profissional imediatamente. A aplicação do método Pilates bem como a utilização de seus equipamentos só deve ser realizada sob orientação de profissionais devidamente treinados e qualificados no método Pilates.

Não permita o uso do equipamento por crianças sem a supervisão constante de um instrutor devidamente treinado e qualificado no método Pilates.

Não utilize peças, ferramentas ou substâncias (lubrificantes) não indicadas no manual do equipamento.