Black Friday MetaLife, descontos de até 50%

Como apresentar o Five Konzept aos alunos: 3 dicas!

Compartilhar

Você sabe como apresentar o Five Konzept aos seus alunos?
Você tem um estúdio de Pilates, um box ou uma academia, resolveu apostar no Five Konzept, para levar ainda mais benefícios para os seus clientes, mas não sabe como apresentar o método, ou mesmo como inseri-lo na rotina de treinos? Nós vamos te ajudar. Acompanhe três dicas.

1 – Conte a história do Five Konzept, onde ele surgiu e no que ele se baseia

O Five Konzept é um método alemão desenvolvido por Lutz Kruger, que entendeu que trazer os músculos encurtados pelo cotidiano para sua extensão original seria importante para o tratamento das dores. Ele sbaseou-se no sistema “Biokinematik”, criado pelo médico Walter Packi, que propõe a correção da compensação postural ocasionada pela unilateralidade proveniente das mudanças dos hábitos relacionados à evolução, que trouxe trabalhos com permanência corporal longa em uma mesma postura.

Diferentemente do que a maioria pensa, de que o problema das dores musculares teria origem apenas em uma musculatura fragilizada e que o fortalecimento seria o único caminho para tratar essas dores, Lutz Kruger, juntamente com o conceito da “Biokinematik”, traçou a teoria que, na maioria dos casos, a dor é o resultado da tensão e do encurtamento, gerados em alguns músculos, muito em função da unilateralidade do corpo humano ao longo da sua evolução. Assim nasceu o Five Konzept.

2 – Apresente os objetivos do método e explique como ele funciona


O Five Konzept é método de treinamento que tem por objetivo diminuir a tensão dos músculos que são mais afetados pela unilateralidade que o homem moderno tem adotado, por exemplo: trabalhar sentado o dia todo ou ficar em uma mesma
postura por períodos prolongados. Ele age por meio de exercícios de prolongamento de cadeias musculares, com e sem aparelhos.

Sabe aquela queimação na região lombar ou dos ombros no final do dia, ou até mesmo aquela dor no pescoço? Isso possivelmente está sendo ocasionado por uma tensão muscular. Somente fortalecer, além de não resolver, pode trazer
mais problemas, como o desenvolvimento de protusões, hérnias discais e dores crônicas. O Five Konzept vai ajudar justamente neste sentido, buscando compensar essa postura adotada por longos períodos e trazer o corpo de volta a uma extensão ideal, diminuindo assim tensões, compensações e dores. Além disso, pela diminuição das tensões aumentará a sua capacidade de gerar movimentos com maior eficiência, aumentando a performance e diminuindo o risco de lesões por sobrecarga muscular e articular.

3 – Ofereça o método como bonificação e proponha uma experiência

Em algum momento, você pode até passar a cobrar um adicional para quem quiser inserir o método na sua rotina de treinos semanais, principalmente se o cliente desejar uma aula exclusiva de Five Konzept. Mas no primeiro momento, ofereça ele de forma gratuita, e aos poucos, até que as pessoas se ambientem com o método, sintam os benefícios no dia a dia e queiram praticar. Ou seja: se você já dá aula de Pilates, por exemplo, proponha que o cliente faça 10 ou 15 minutos de Five no início ou no final dos treinamentos (você avalia e orienta, conforme necessidade de cada um).

Mostre os equipamentos, ensine os movimentos e oriente para que o cliente execute-os da melhor forma possível. Explique como o Five funciona, fale dos efeitos posteriores e ensine alguns movimentos livres para o aluno fazer em casa, diariamente.

Com essas dicas, você irá apresentar o Five Konzept aos seus alunos de forma muito tranquila e precisa e, aos poucos, mostrando os resultados, fará todos se apaixonarem pelo método, que é incrível!

Profa. Me. Monique Oliveira Baptista Cajueiro
Bacharel em Educação Física
Pós-graduada em Fisiologia do Exercício
Mestre em Ciências da Atividade Física com ênfase em Biomecânica Clínica – USP
Membra da Sociedade Brasileira de Biomecânica


Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATENÇÃO!

saiu a lista dos aprovados no processo seletivo treinadores five 2021!