Como fazer a limpeza dos equipamentos de Pilates?

Como fazer a limpeza dos equipamentos de Pilates?

Ao comprar um equipamento de Pilates, vem a questão: como limpar os aparelhos, a fim de higienizar adequadamente e ainda prolongar a vida útil deles? Confira nossas dicas!

Estofados: o pó pode ser removido com uma flanela fina e seca. Mantenha um borrifador com água e um paninho seco sempre à mão. Limpe o estofado sempre que alguém utilizar com um pano úmido, secando-o imediatamente. Não use produtos abrasivos, como álcool e multiuso. Eles podem danificar o couro. Uma vez por semana você pode fazer uma limpeza mais profunda, utilizando sabão neutro. Limpe com movimentos suaves, sem esfregar. Em seguida, passe um pano só com água limpa. Depois, não esqueça de secar com um paninho seco.

Nunca deixe os equipamentos expostos ao sol direto, isso resseca e enfraquece o estofado, provocando rachaduras.

Você também pode passar um produto específico para couro e courvim uma vez por mês. Além limpar, ela umidifica e hidrata o material, mantendo a elasticidade e evitando rasgos e rachaduras.

Madeira: uma flanela seca já é suficiente para retirar o pó que acumula. Se derramar algum líquido, limpe em seguida, para evitar manchas. O sol pode acelerar o envelhecimento da madeira. Portanto, não deixe seus equipamentos expostos.

Alças e partes metálicas: as alças também exigem manutenção, para prolongar a vida útil. Não lave na máquina, pois as partes de metal podem ser danificadas. Limpe com um pano macio, umedecido com água e sabão neutro. Em seguida, passe um pano úmido e seque. Não use álcool ou alvejante, que podem manchar o material.

As colunas, barras deslizantes, quadros de apoio e outras estruturas metálicas podem ser limpas com uma flanela seca, a fim de tirar totalmente o pó.

Limpe os trilhos e as partes cromadas semanalmente com um pano úmido, detergente neutro e álcool. Não use, em hipótese alguma, materiais como esponjas de aço, sintéticas, saponáceos ou solventes nas peças cromadas.

Lembre-se que os equipamentos de uma forma geral precisam de cuidados mais detalhados de tempos em tempos. Ou seja: de manutenção preventiva. É preciso realizar ajustes, como aperto de parafusos e lubrificação de algumas partes essenciais. Nossa sugestão é recorrer a empresas especializadas e credenciadas. Entre em contato com a assistência da Metalife e descubra qual empresa realiza o serviço na sua região. A Metalife conta com técnicos credenciados em todas as regiões do País.

Com estes cuidados, seus equipamentos estarão sempre limpos e lindos! Além de permanecerem em perfeito funcionamento por muitos e muitos anos.

4 comentários em “Como fazer a limpeza dos equipamentos de Pilates?

  1. Marcio Alexandre Gaspar diz:

    Limpamos com uma mistura sugerida pela própria empresa que presta serviços de manutenção preventiva: Dois dedos de sabonete líquido com hidratante

    Um dedo álcool gel com hidratante (máximo 5% na mistura)

    Um litro de água.

    Borrifar em flanela e passar no estofado ao menos uma vez ao dia ou após alunos que suam muito.

    Está correto?
    Obrigado

    • Metalife Pilates diz:

      Boa tarde, Marcio. Essa receita é passada pela nossa parceira, a Fix-up. Ela pode ser usada, sim. Quando feita corretamente, a mistura limpa e desinfeta os equipamentos, sem agredi-los! ; )

  2. maira diz:

    Boa noite, limpo com álcool perfumado a 3 anos e não tive problemas com manchas. Alunos suam e se limpar somente com agua não é higienico. Att.

    • Metalife Pilates diz:

      Oi, Maira. Que bom que nada aconteceu até hoje, mas recomendamos seguir as orientações do manual para não surgir futuros problemas. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *