Medidas de contingência – parte 2!

Medidas de contingência – parte 2!

Seu estúdio está fechado? Tatiana Capoani, uma das profissionais mais renomadas na área, dona de cursos voltados à gestão e ao treinamento de gestores de estúdios de Pilates, apresenta algumas medidas de contingência para você. Veja a parte 1 do texto aqui: Estúdio fechado, e agora?

Se você não tem um fluxo de caixa, dá para começar agora!

Vou te apresentar algumas soluções e medidas de contingência e, se você pensar um pouco mais, vai conseguir encontrar outras idéias interessantes e que servem ao seu negócio:

Antecipação de pagamento do cliente: use a sua criatividade para criar um produto online e oferecer seus serviços neste momento, com desconto, para entregar depois. Vou explicar:

  • Alunos, e quem mais quiser, poderão antecipar o valor das aulas com desconto e você vai entregar no futuro: vale para todos os serviços do seu estúdio.
  • Você pode dar aulas online agora para substituir as aulas que seriam presenciais e depois você volta a entregar presencial.

    – O que seus clientes gostam? – AULAS PERSONALIZADAS, ao vivo ou gravadas?
    – Não se esqueça que todos estão confinados entediados e se você “chegar” via vídeo na casa do seu aluno vai ser uma alegria!! Talvez a melhor hora do dia!

  • Você tem massagem, estética, depilação? Antecipe o pagamento com desconto e entregue depois – isso pode mudar o seu negócio para sempre! Médicos fazem isso com cirurgia plástica, bancos fazem isso com consórcio e você também pode fazer isso com seus serviços e até com seus produtos caso você tenha.

Plano atuais, o que fazer?

Conheça as medidas de contingência voltadas aos planos do estúdio!

Reposições das aulas desse período de quarentena: sugiro que você faça integralmente, pois é justo. O que pode variar é a forma: aulas aos sábados, em grupo, online… mas faça. Seu aluno também não tem culpa. Todos nós temos um ônus e teremos de nos ajudar.

  • Sugiro que você não estenda a vigência do plano do seu aluno (a não ser em casos excepcionais), pois tudo o que você precisa agora é de caixa, faturamento, oxigênio! E aí você vai me perguntar: “como é que vou repor tantas aulas? Não terei tempo e nem braço para isso!”

    – Aí vai a minha sugestão: o aluno poderia fechar um plano tri ou semestral (caso ele não tenha um) para fazer 1 aula na semana e a outra aula seria a aula de reposição – assim você tem uma entrada de caixa e ele fica feliz por repor as aulas do período. Quando as reposições acabarem ele fecha plano 2x na semana, como era antes da crise.

    – Talvez o seu aluno sugira fazer todas as reposições antes de fechar um plano e aí você vai precisar explicar que não é possível, pois você precisa manter o seu estúdio aberto, as contas pagas e precisa da compreensão e do apoio dele neste momento. É hora de usar a sua conexão com ele para negociar.

Mas eu estou completamente sem caixa e as contas vão vencer, o que fazer agora?

Não tenho planos ativos, meus alunos não vão me pagar e não sei o que fazer. Bem, se você tentou todas as alternativas anteriores e não deu certo, você realmente precisa de um plano, recorrer a outras medidas: pode usar as linhas de crédito que o governo disponibilizou para os micro e pequenos empresários através dos bancos parceiros. As pequenas empresas foram responsáveis por 70% dos empregos no ano passado, então o governo vai se mobilizar para que este dinheiro chegue até quem precisa. Negocie, sempre!

CEF e BB – se informe a respeito, o governo vai subsidiar linhas de crédito, esse dinheiro vai ser seu oxigênio
Procure por Empréstimo para capital de giro – Selic está em 3,75 hoje – a taxa ao ano do seu empréstimo tem que ser menor que 7,_% pra arredondar (fique atento para não fechar contratos com juros abusivos no desespero).

Fintechs – empresas financeiras para oferecer crédito baixo, ZERO TAXAS, zero burocracia, tudo digital, investimentos, soluções de pagamento, cobrança… são bancos digitais e vale pesquisar as taxas e condições por aqui também.

Linhas de crédito – o Governo de são Paulo anunciou uma linha de crédito especial com juros baixos para as micro e pequenas empresas – informe-se a respeito, as informações mudam todos os dias.

  • Impostos que você pode não pagar agora: FGTS, SIMPLES… informe-se para ver se essa condição está válida conforme o anúncio do início da semana.
  • Tenha dinheiro na conta corrente e em espécie em casa – para sua segurança.
  • Tem um pacote de medidas especiais para seus funcionários CLT, desde férias até redução no salário. Informe-se.

É hora de você recorrer a outras medidas de contingência, ter mais conhecimento a respeito das coisas práticas da vida – e não apenas de Pilates!

Plataformas e pessoas estão oferecendo seus serviços de graça. Essa é uma medida de contingência mais que especiais – e que você precisa recorrer já!

  • Procure contadores no Instagram, pois tem vários com conteúdo bem interessantes.
  • Sebrae liberou todos os cursos, então é a hora de você aproveitar.
  • Gustavo Cerbasi disponibilizou livro digital grátis para você arrumar a sua vida financeira.
  • Nathalia Arcuri também pode te fazer aprender muito e vai ser útil para a vida.
  •  Você também pode aprender a falar em público, a escrever melhor, a fazer vídeos na internet, a ter um canal no Youtube, a fazer o marketing do seu estúdio, a fotografar os seus exercícios – tudo isso vai gerar um valor intangível para o seu negócio e para você como profissional.
  • Você também pode fazer parte do meu Close Friends, que é um grupo para profissionais dentro do meu instagram (@taticapoani_), em que eu falo sobre essas questões e muitas outras sobre a parte técnica do Pilates e da Fisioterapia. É um dos produtos que são vendidos no meu site e que eu disponibilizei gratuitamente para os profissionais enquanto estamos nessa fase difícil. Além do conteúdo gratuito nos meus canais, essa é a minha parcela de contribuição para que o nosso mercado se fortaleça mais e que as pessoas tenham uma alta percepção de valor a respeito do Pilates e dos profissionais do Pilates. São todos bem-vindos!
  • Além disso, muitos profissionais da Fisioterapia e da Educação física também estão compartilhando seus conhecimentos gratuitamente. Aproveite!

Se era uma luz no fim do túnel que você queria, eu espero ter te entregado uma lanterna pelo menos, assim vai ficar mais fácil de encontrar o caminho e encontrar medidas para salvar o seu negócio. É hora de nos unirmos para cobrar os nossos conselhos sobre resoluções importantes e que vão mudar o mercado e levar atividade para quem precisa de verdade e que jamais poderia ter acesso, porque não tem serviços no seu bairro ou cidade. Além disso, você poderá fazer sessões de telemonitoria online gratuitas, então é a chance de fazer o movimento a chegar a quem não poderia ter acesso. Pense nisso!

Use o tempo a seu favor!

Use esse momento para se qualificar. Aumentar a sua capacidade intelectual vai fazer uma superdiferença. Assim você vai ter muitas idéias produtivas para seu negócio, vai desenvolver a sua capacidade de negociação e de comunicação, pense que nossos clientes estão mais exigentes a cada dia!

Aproveite para estudar assuntos que você nunca estudou por falta de tempo, atolado na rotina de trabalho, cansado…

Por exemplo: finanças, investimento, reserva de emergência, organização da sua empresa, seu instagram, seu site, seus produtos, sua capacidade técnica…

Já pensou se você tivesse se atentado a tudo isso antes?

  • Faça um auto exame e identifique os seus pontos de melhoria – mexa-se!
  • Aproveite para estreitar os laços com a sua família e seus alunos – estamos todos no mesmo barco precisando do mesmo apoio.
  • Não perca a oportunidade gigante que está na sua frente para fazer a coisa acontecer e crescer de verdade.
  • Mar calmo nunca fez bom marinheiro. Aproveite para navegar. Os dias difíceis vão passar. Acredite, sempre passa.

Fiquem bem, contem comigo sempre.

Um grande abraço,
Tatiana Capoani

Acompanhe a parte 1 aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *