Minha história com Pilates no interior de SC

Minha história com Pilates no interior de SC

Camila Ávila da Rosa é de Florianópolis (SC). Ela tem 27 anos e é formada em Fisioterapia há quase quatro. Pós-graduada em Ortopedia, Traumatologia e Desportiva, com especializações na área da coluna e formação completa em Pilates, Camila decidiu trabalhar com o método por conta das oportunidades do mercado e se apaixonou pela carreira que escolheu. Acompanhe a história da jovem que apostou na sua própria cidade, mesmo sendo pequena e mais afastada, e conquistou o sucesso!

“Decidi trabalhar com Pilates por ser uma área muito ampla, com várias oportunidades de trabalho espalhadas pela grande Florianópolis.

Em 2013, eu estava na sexta fase da Faculdade, sempre fui muito preocupada com o mercado de trabalho. Enfim, procurava acompanhar os classificados da Fisioterapia e vi que tinham muitas vagas para o Pilates. Então, resolvi fazer o curso, pois sabia que tinha uma maior probabilidade de arrumar um emprego, ou melhor, um estágio na área.

Comecei a buscar algumas oportunidades de estágio. Nisso, surgiu uma vaga para instrutora de Pilates em um Município vizinho ao meu, em Biguaçu. Entrei em contato com a dona do Estúdio e ela exigiu a formação em Pilates. Na mesma semana, eu me matriculei no Curso, na Tao Pilates, me formei e comecei a estagiar com essa Fisioterapeuta.

Nesse Estúdio eu recebia uma porcentagem de 50% sob tudo que eu produzisse. Nos primeiros meses eu tinha apenas dois alunos. A agenda foi crescendo aos poucos, porém não tirava mais do que R$ 600,00 por mês. Muitas vezes, ia estagiar para atender apenas uma paciente por dia.

Me formei em Fisioterapia em 13 de agosto de 2015. Logo após, passei a fazer uma carga horária maior e a atender mais pacientes por horário. Fiquei nesse Estúdio quase dois anos, mas minha renda nunca ultrapassou R$ 2 mil e não havia nenhuma condição de crescimento profissional.

Antes de sair, eu comecei a “planejar” para abrir a minha própria sala, ou melhor, meu próprio Estúdio de Pilates/consultório de Fisioterapia. Meu pensamento era abrir em Governador Celso Ramos, local onde eu morava, pois ainda não havia nenhum Estúdio de Pilates com Fisioterapeuta no Município. O único que existia nas proximidades, em Palmas, só tinha Educador Físico.

Além disso, não havia Fisioterapia particular em Governador Celso Ramos, apenas pela Prefeitura. Outra vantagem é que grande parte das pessoas que eu atendia em Biguaçu residiam lá.

Foi aí que eu abri o VITAL, numa sala pequena, de 35 metros quadrados, com apenas uma vaga de estacionamento. A conta era simples: eu precisava de apenas quatro pacientes fixos para pagar meu aluguel.

Mas, graças a Deus, no dia 04/07/2016, numa segunda-feira, eu abri a minha agenda com 18 pacientes. O meu salário de um mês praticamente dobrou em comparação ao que eu recebia em dois anos, agora ganhando 100% de lucro.

Não fiz empréstimo, mas tive que fazer o primeiro financiamento para comprar os aparelhos. Pesquisei algumas empresas, mas decidi comprar os aparelhos com a MetaLife, por ser a melhor empresa do Brasil em vendas de aparelhos de Pilates, no meu entendimento.

Na época, fizeram ótimas condições de pagamento, com uma entrada e mais 12 parcelas. Pedi emprestado a um amigo o valor da entrada e então consegui comprar o Estúdio completo, com o Cadillac, o Reformer, a Chair e o Ladder Barrel.

Pouco tempo depois da compra a transportadora trouxe os aparelhos e o montador veio montá-los. Nunca me incomodei com nada! Nunca tive nenhum problema com os meus alunos em questão de segurança. Pelo contrário, sempre fui muito elogiada pela escolha da marca. Além dos aparelhos serem lindos e práticos, são seguros, além de não darem nenhuma manutenção extra (gasto). Enfim, sou muito feliz pela escolha da MetaLife. Eles nos dão um suporte necessário no atendimento, me deixaram mais confiante para abrir meu Estúdio.

Fui investindo aos poucos na sala, equipando com acessórios, aparelhos eletrônicos da Fisioterapia, entre outros. Em pouco tempo, a  sala ficou pequena, pois a agenda foi crescendo, então comecei a procurar um espaço maior, com mais vagas de estacionamento, com melhor visibilidade e que eu pudesse contratar alguém para trabalhar comigo, talvez até uma equipe multiprofissional, com Fisioterapeutas, Psicólogos e Nutricionistas.

Foi então que mudamos para uma sala mais ampla, com 93 metros quadrados, 10 vagas de estacionamento, em frente a um Condomínio Aeronáutico de luxo, na entrada do Município de Governador Celso Ramos, com dois banheiros, chuveiros, refeitório, e ainda mais próximo ainda da minha casa. Vou trabalhar de bicicleta, o que me resulta em mais qualidade de vida, tenho tempo de almoçar em casa, muito mais praticidade e conforto.

Mudamos dia 07/05/2018 e praticamente triplicou o número de pacientes, pois agora a sala tem melhor visibilidade. Ela fica na estrada geral, onde passam os ônibus, as pessoas notam mais a sala. Os pacientes estão amando o local, sentem-se mais à vontade com o espaço maior e mais conforto. Aos poucos vou investindo em novos equipamentos, acessórios e outras formações.

O recado para quem está pensando em empreender na área?

Toda minha trajetória é vitoriosa. Pode parecer pouco perto de outras pessoas que possuem 10 estúdios de Pilates, ou mais. Porém, eu tenho a plena convicção que o meu negócio é de sucesso, pois foi Deus que me deu e não seria diferente. O melhor planejamento estratégico que existe é você colocar nas mãos de Deus e tudo será perfeito! Não haverá medo, nem crise financeira, nem mal localização, nem nada!

Meu planejamento para o futuro é morar no mesmo terreno do Estúdio de Pilates, pois assim terei ainda mais conforto e praticidade, poderei trabalhar menos horas por dia e formar uma equipe de saúde completa.

Um comentário em “Minha história com Pilates no interior de SC

  1. ANA LUISA DA SILVA GOMES diz:

    Melhor fisio de governador!!! Linda, mereces tudo que conquistasse, de novo, parabéns ❤️❤️❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *