Preparando o estúdio para atender gestantes

Saiba como preparar o estúdio para trabalhar com gestantes.

A gravidez é um momento bastante significativo na vida das mulheres. O corpo passa por transformações ao longo dos nove meses e todas essas mudanças são muito importantes para a mulher. E muitas futuras mamães procuram fazer Pilates nesse período, afinal a prática auxilia e muito durante a gestação!

E como você, instrutor de Pilates, pode preparar o seu estúdio para esse grupo tão especial?

Primeiramente, o professor deve conhecer bem a aluna, afinal, cada corpo é diferente e cada gestação é única. Porém, em um plano mais amplo, são recomendados exercícios que trabalham os músculos abdominais, mas que não flexionem a coluna durante a execução e alongamentos axiais. Atividades de impacto, com mudanças bruscas de movimento, posições invertidas e respiração com alta frequência devem ser evitadas.

Uma adaptação importante é a utilização da cunha – um acessório que mantém o corpo da gestante inclinado em pelo menos 45º e, segundo a Fisioterapeuta Ana Nogueira, faz com que não haja pressão do útero na veia cava inferior, que é a responsável por levar o sangue da pelve e membros inferiores de volta para o coração. Junto com os equipamentos clássicos, como Cadillac, ReformerLadder Barrel e Step Chair, é interessante pensar em acessórios para complementar as aulas de Pilates. Movimentos com a bola estão entre os preferidos das gestantes!

Também é necessário pensar no conforto e bem-estar das grávidas no estúdio. Apoios de cabeçacaixas para cadillac/reformer e plataformas de extensão facilitam a execução de alguns exercícios, principalmente no final do período gestacional.


Priscila Bendo, 
Educadora Física especialista em Pilates, escreveu sobre os benefícios do Pilates na gestação:

A prática de exercícios físicos, aliada a uma alimentação balanceada, contribui para o bom andamento dessa espera, que dura cerca de 40 semanas. Algumas modalidades são mais procuradas pelas futuras mamães, entre elas o Pilates.

Por ser um método de exercícios de baixo impacto, não provoca sobrecargas nas articulações das gestantes. Além disso, o Pilates possui alguns princípios que trazem muitos benefícios, como aumento da flexibilidade, fortalecimento muscular, consciência corporal, relaxamento e uma respiração mais adequada. O trabalho integrado de todos os princípios favorece o bom desenvolvimento da gestação, prevenindo dores e desconfortos e auxiliando no trabalho de parto.

Costumamos dizer que a “alma do método” é a centralização, onde os músculos do “core” e assoalho pélvico são sempre recrutados, garantindo o fortalecimento. Para a gestante isso faz toda a diferença, pois são músculos que irão sustentar melhor a coluna, já que o centro de gravidade se altera totalmente com o aumento da lordose lombar, minimizando as dores lombares comuns na gestação. O Pilates também vai evitar a incontinência urinária com o fortalecimento do períneo, e ajudar no trabalho de parto e na recuperação.

Além do fortalecimento dessa musculatura central do corpo, o Pilates garante membros superiores mais fortes, o que facilitará a vida da mamãe na hora de cuidar do seu bebê. Atividades como carregar, trocar, dar banho e amamentar serão realizadas com mais facilidade com esse ganho de força e equilíbrio muscular.

Por ativar o sistema circulatório, o Pilates também contribui para aliviar as dores e inchaços nos membros inferiores, além de fortalecer essa musculatura para que aguentem o ganho de peso e ajudem a aliviar a sobrecarga na coluna.

Enfim, o Pilates traz inúmeros benefícios para a futura mamãe, mas é muito importante ter um acompanhamento adequado, feito por um profissional que tenha conhecimento de todas essas alterações fisiológicas, para que as aulas se tornem funcionais e prazerosas para o corpo de cada gestante. Não podemos esquecer a importância do acompanhamento médico, que vai liberar ou não a prática de qualquer exercício físico nesse período.

Veja também:

Pilates ajuda a amenizar desconfortos durante a gestação

Mitos e verdades sobre Pilates

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *