Reposições de aulas

Reposições de aulas – como proceder?

Quando for possível o retorno as atividades presenciais, após a quarentena, iremos nos deparar com outra questão a ser resolvida, que já deve ter sido abordada por alguns alunos e muito questionada por você, professor de Pilates: as reposições. Quem nos traz algumas dicas de como proceder é a Livia Meira Bassetto, proprietária de um grande estúdio em Americana (SP).

Acredito não ter uma receita de bolo para solucionar essa questão, sendo assim, serão necessárias diferentes abordagens de forma individual para que possam resolver a situação de cada aluno visando solucionar da melhor forma para os dois lados a questão dos seus planos. Nesse momento será necessário ter flexibilidade em relação as suas regras e futuras tomadas
de decisões, dentre as mais prováveis a serem tomadas citamos abaixo algumas:

Aos alunos que toparem migrar para o acompanhamento online, você pode computar cada atendimento como aula dada e pensar em oferecer bônus como cortesia.

Caso o seu aluno não tenha topado a proposta do acompanhamento online, mas tenha mantido os pagamentos, você pode se dispor para repor as aulas perdidas assim que possível , no retorno do presencial. Exemplos:

Exemplos de reposições

1- Se o aluno comprou o plano de 1 x semanal, ele passará a ir 2 x semanal até cumprir as
reposições.
2- Diante de uma renovação de plano com reposições em a ver, você pode propor ao aluno
que paga para fazer 2x semanal que ele passe a pagar pelo plano de 1 x semanal, mas que
continue indo 2 x para terminar de cumprir as reposições.
3- O que eu acredito ser coerente é que não devemos permitir que as reposições sejam feitas
no final do plano contratado, pois neste caso você corre o risco de ter clientes frequentando
seu espaço vários meses sem receita. Nunca postergue a data final do plano, pois isso interfere
na saúde financeira da empresa.
4- Caso o seu espaço ofereça outros serviços de interesse do seu aluno, você pode também
propor que ele realize esses serviços ao invés das reposições. Exemplo: massagem, tratamento facial, depilação.
5- Uma ideia legal também é criar aulas em grupo específicas para reposições de aulas, em horários pré-estipulados.

Lembre-se que nesse momento será necessário ainda mais flexibilidade, compreensão e
muitas negociações das duas partes para que possam encontrar a melhor opção para os dois
lados.

O que você achou das dicas que listamos acima? Servirá como um bom guia de processos para
o funcionamento do seu negócio em meio à crise do Covid-19? Você tem alguma dica ou
dúvida? Deixe um comentário abaixo que responderemos em breve. Até mais!

Livia Meira Bassetto

Fisioterapeuta especialista em Geriatria (UFSCAR), instrutora de Pilates com Formação completa em Pilates pela TcPilates, treinadora Stretch-eze, embaixadora Flow Wheel e proprietária do Espaço New Corp.

Instagram: @liviameirabassetto
Facebook: Livia Meira Bassetto

4 comentários em “Reposições de aulas

    • Metalife Pilates disse:

      Olá, Marília. Tudo bem? Fomos buscar a resposta junto a autora do texto pra você: “Primeiro você precisa entender o motivo pelo qual aquele aluno não irá renovar. Em caso de questões financeiras, infelizmente não temos muito o que fazer, a não ser entregar o que foi combinado. Se o cliente se mostrar flexível, você pode oferecer alguns atrativos para convencê-lo a voltar a fechar, como um desconto, um brinde, ou até um serviço adicional que você tenha, como uma massagem ou uma limpeza de pele, por exemplo”.

  1. Ana Carolina disse:

    E qual sugestão para alunos que fazem 3x na semana? Com certeza não irão querer fazer mais aulas durante a semana! A situação não será fácil. Muitos querem deixar pro final. Serão muitas aulas. Já 1 mês fechado e poucos fazem online.

    • Metalife Pilates disse:

      Quem responde pra gente é a autora do texto, Lívia Basseto: Na renovação você pode oferecer que ele compre o plano de 2 x semanal e mantenha a frequência de 3x semanal.
      Sim, com certeza não será fácil, porém é importante vc expor o que pode acontecer se todos solicitarem a prorrogação dos vencimentos.
      Você deverá estar preparada para fazer as negociações com cada aluno após analisar cada situação e já ter em mente ou seu plano estratégico, com o que é permitido ou não.
      Sobre a conversão dos alunos para o online, vc já pensou em ligar para cada um para saber como eles estão passando a quarentena, mostrando que vc se preocupa com eles e abordar sobre os danos que o isolamento pode trazer a saúde física e mental?
      Peça a oportunidade de apresentar essa experiência a eles.
      Mais do que nunca precisaremos saber vender o “invisível” e mostrar a eles que somos importantes.

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