metalifepilates.com.br

AS MOLAS DOS EQUIPAMENTOS

Quantas vezes seus alunos já perguntaram quantos quilos equivalem uma mola? Difícil responder, não é mesmo? Os aparelhos de Pilates são, por muitas vezes, comparados a equipamentos medievais de tortura. Ao ver tantas molas penduradas por ele, realmente é o que parece!

Joseph Pilates teve uma grande ideia quando retirou as molas das camas de seus pacientes internados para usar como resistência ao reabilitá-los. E, mais a frente, utilizar as mesmas nos seus aparelhos. O Reformer, com cinco molas de diferentes resistências, o Cadillac ou Wall Unit, com longas e curtas, e a Chair, com quatro molas e infinitas possibilidades. Hoje em dia, há lugares que utilizam também uma prancha na parede.

Com o passar do tempo, os equipamentos de Pilates evoluíram, no que se trata de aparência, design, acabamentos, rolamentos… há mais precisão nos encaixes e maior segurança, mas as molas… são sempre as molas! De diferentes tamanhos, cores e resistências. Molas são objetos elásticos e flexíveis utilizados para armazenar energia mecânica. As molas são a essência dos aparelhos.

Difícil responder quantos quilos equivale uma mola, porque, muitos fatores influenciam a sua potência. O comprimento, o diâmetro externo, o diâmetro do arame, o gancho no aparelho ao qual ela se prende, até mesmo a posição do aluno e a sua altura. Sem contar as inúmeras combinações que fazemos com elas.

Em alguns exercícios ela resiste, ou seja, dificulta o movimento, e em outros ela assiste, auxilia o aluno ao executar determinado movimento. As molas trabalham de forma gradual. No início do movimento, quando sai da inércia e o músculo está fraco, a resistência é menor. A medida que a mola se estende, a dificuldade é maior e o músculo também está mais forte. Isso diminui o impacto nas articulações e, consequentemente, o risco de lesões.É importante que ela tenha uma parte cônica nas pontas por segurança, isso impede que ela arrebente.

Pensando no meio-ambiente, existe uma política nacional de resíduos sólidos. Devido ao fato de que as molas tem diversas ligas de materiais altamente danosos ao meio-ambiente, existem lugares que tem uma política de “logística reversa”, onde eles recolhem as molas utilizadas para reciclagem. Isso é ótimo porque muitas vezes não sabemos o que fazer com elas, não é mesmo? Pensem nisso e aproveitem os benefícios das molas, pilateiros!

Andrea Fidalgo
Fisioterapeuta (Crefito 2/54198- F)
Studio Spasa

 

Coluna FourFisio Pilates: 8 Erros comuns do instrutor recém-formado
2022 será um excelente ano para o Pilates!

Comentários (7)

  1. Keyla

    Preciso de mola para aparelho antigo. Nao está especificando no site. Como faço para comprar?

  2. Amanda

    Qual seria mola azul para movimentos de braço do Cadillac? Comprei uma azul porém muito pesada, preciso da leve, mas como comprar no site?

  3. Carmem Lucia Caus Mota

    Ola Estou precisando da mola do meio e as duas molas seguintes do reformer. Estou com dificuldade de comprar pq meus aparelhos sao mais antigos.

  4. Aline

    Olá, gostaria de receber a tabela de graduacao de forca/peso das molas dos aparelhos, seria possivel?
    grata.

    • Metalife Pilates

      Boa tarde, Aline. Tudo bem?

      Seguem as informações:

      Vermelha – Fortíssima
      Vermelha Reformer – Forte
      Azul – Forte
      Azul Reformer – Média
      Branca – Média
      Preta – Fraca
      Amarela – Fraquíssima
      Roxa Chair e Cadillac Wave: Fortíssima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meu Carrinho
Categorias