Do acaso ao sucesso com Pilates

Vanessa Aparecida Dias Molina Almeida – esse é o nome da nossa personagem de hoje. Ela tem 40 anos, é de Guaratinguetá (SP) e tem no currículo uma série de formações e especializações. Ao contrário da maioria dos profissionais do mundo do Pilates, Vanessa tem uma carreira paralela (é Oficial Militar do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e nunca sonhou em ser empreendedora ou gestora da área. A oportunidade simplesmente apareceu, ela tomou a decisão certa e hoje está à frente de uma rede de estúdios. Confira a história inspiradora da Vanessa.

A Vanessa não para, ela ama estudar e buscar conhecimento. E talvez aí esteja a chave do sucesso, não é mesmo? Ela é Graduada em Educação Física (UNITAU) desde o ano de 2001 (há 19 anos), Pós-Graduada (Especialista) em Musculação e Treinamento de Força (UGF), em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais (UGF), em Método Pilates (UGF), em Reabilitação de Lesões e Doenças Musculoesqueléticas (Estácio de Sá), em Gestão de Academias de Ginástica (UNINTER) e, em Maio de 2020 conclui a Pós em Biomecânica, Avaliação Física e Prescrição de Exercícios (FMU). 

Nossa entrevistada dedicou o início da sua trajetória profissional a atuar como Personal Trainer, professora de aulas de Spinning e Fitness em geral. Só em 2005 ela foi apresentada ao Método Pilates, em um Workshop de Exercícios de Solo e Bola Suíça, e começou a atender dentro de uma Clínica de Fisioterapia. A partir daí, começou a história de amor pelo Pilates. Em 2007 a Academia onde a Vanessa trabalhava a convidou para atuar na área do Pilates com aparelhos, e foi aí que ela decidiu fazer uma formação e começar a atuar de forma integral no Método, deixando todo o resto das suas atuações para trás.

O sonho Pilates

A Vanessa nunca imaginou empreender na área. “Eu diria que tudo aconteceu por uma força maior, por uma necessidade de momento, em que eu tive que ter uma tomada de decisão rápida e precisa”, conta.

 A dona do estúdio em que Vanessa trabalhava precisou se mudar para outra cidade e teve que se desfazer do estúdio. Foi quando ela recebeu o convite de um amigo, dono de uma Academia, para montar o estúdio junto ao seu espaço. “Confesso que tive bastante resistência, pois não queria assumir tamanha responsabilidade. Mas o que eu iria fazer com os meus alunos? Então, foi quando, depois de muito pensar, depois de muitos bate-papos com Deus, que decidi encarar o desafio e, em 2009, inaugurei a minha primeira sala de Pilates.

Nascia então, na cidade de Guaratinguetá, o Pilates Vanessa Molina. Em 2010, por conta da grande procura, inaugurei mais uma sala na Unidade I. No ano de 2016, recebi o convite de uma grande amiga para montar uma sala junto a sua academia, na cidade de Aparecida. Assim nascia a Unidade II”, relata.   

O público alvo dos estúdios? Aproximadamente 25% homens (idade média 41 anos) e 75% mulheres (idade média 49 anos). O que mais motiva as pessoas a procurar o Pilates Vanessa Molina, segundo nossa entrevistada, é recomendação médica e a qualidade de vida. 

Hoje, 10 anos depois da abertura do primeiro estúdio, já são cerca de 100 alunos divididos em duas unidades. A equipe é formada por Fisioterapeutas e Educadoras Físicas com formação no Método. “Todas recebem um treinamento antes de assumir as aulas, para que possam se inteirar com a nossa forma de ministrar e padronizar o atendimento. Nossos diferenciais:

Atendemos, no máximo, três alunos por turma em cada sala; 

Trabalhamos com periodização no estúdio, ou seja, cada semana focamos em um tema diferente de aula, com objetivos diversos, para tornar mais dinâmico, mais eficaz e mais prazeroso ir às aulas de Pilates; 

Toda semana as Instrutoras se reúnem para montar as aulas da semana, treinarem os exercícios que serão ministrados e discutirem os casos especiais de cada aluno/cliente; 

Oferecemos duas aulas experimentais, totalmente gratuitas, para os alunos/clientes”, revela Vanessa.

Pelo segundo ano consecutivo, o Pilates Vanessa Molina recebeu o Prêmio Top Of Mind Brazil (o INBRAP, Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública, entregou ao estúdio o certificado de excelência, qualidade, compromisso e respeito para com seus clientes no segmento Pilates na cidade de Guaratinguetá e Região).

Quais as principais dificuldades/ desafios e quais as principais vantagens de empreender?

“Sem dúvida nenhuma, e com muita convicção, afirmo que o maior desafio de empreender é a gestão de pessoas. Fazer com que todos sejam uma equipe e não um grupo, com que todos arregacem as mangas com o objetivo de atingir um único alvo e entendam que ninguém cresce sozinho, repito, é um grande desafio.

A maior vantagem de empreender é poder ter a liberdade de trabalhar da forma que você acredita ser a melhor no segmento escolhido, poder transformar vidas promovendo mais oportunidades de emprego e, poder oferecer resultados que vão além das expectativas depositadas dos alunos/ clientes”, diz.

Sobre os planos para o futuro, Vanessa pretende ministrar cursos de Pilates. “Adoro ensinar e dividir com outros profissionais o pouco de conhecimento que tenho”.  

Para finalizar, Vanessa apresenta a sua visão de empreender…

Empreender é colocar amor, a alma no negócio. É estar disposto a morar mais no trabalho do que em sua própria casa. É trocar muitos momentos de lazer, por horas na frente de planilhas. É saber que nem sempre terá vitórias e que as derrotas definirão o verdadeiro gestor. É saber que alguns acontecimentos irão despertar em você o desejo de desistir, mas não se esqueça que muitos se inspiram em você, por isso, se reinvente e não pare. É saber que noites de sono tranquilo serão trocados por olhos estalados pensando em soluções. Parece até desestimulador, mas é bem ao contrário, porque ter a missão de empreender vai muito além disso tudo, empreender permite que você proporcione trabalho a quem não tem, transforme vidas ao cuidar de outras vidas, transforme dores em alívio, limitações em superações, lágrimas em risos, depressões em amor próprio. Portanto, se esse é o desejo do seu coração, Deus irá te capacitar para viver o maior desafio da sua vida, SER UM EMPREENDEDOR”.

Quer ter seu próprio estúdio, como a Vanessa? Temos um time de consultores à disposição para ajudar na estruturação do seu negócio. Deixe um recado nos comentário que entraremos em contato.  ; )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *