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Plank: Pilates, funcional e aeróbico em um equipamento

Plank: Pilates, funcional e aeróbico em um equipamento

O Plank é um equipamento de Pilates portátil produzido pela MetaLife. Ele vai da reabilitação ao treinamento funcional, sendo muito útil para os treinamentos em casa, atendimentos home care, ou mesmo para diversificar a rotina dos estúdios. Além disso, é uma ótima opção para quem está começando seu negócio.

Leve e de fácil manuseio, pode ser facilmente transportado. Fechado, ele armazena todas as peças e quase não ocupa espaço físico. A princípio, quatro profissionais renomados do segmento nacional prepararam séries de exercícios especialmente para o Plank:

Sílvia Gomes
Keyner Luiz
Sandro Alves
Radhija Mussi.

COMO FUNCIONA

Simples e multifuncional. O equipamento funciona de maneira simples. Ele possui tubos elásticos que podem ser fixados nas extremidades da prancha. Os tubos, contudo, possuem cores diferentes. Cada cor caracteriza um tipo de resistência. Assim, pode-se trabalhar exercícios de Pilates, treinamento funcional, de reabilitação e muitos outros.

“O objetivo e a eficácia dos tubos elásticos é clara: trabalhar a resistência dos músculos implicados e a reabilitação das articulações. Contudo, podemos criar resistência de qualquer ângulo”, destaca a Fisioterapeuta Radhija Mussi.

Segundo a Radhija, que desenvolveu exercícios para nível avançado e funcional no Plank, os benefícios do equipamento, certamente, são inúmeros, mas alguns se destacam:

– Melhora da ativação da musculatura do core e recrutamento muscular em geral;
– Igualmente melhora da postura, equilíbrio e alongamento e da circulação sanguínea;
– Formação de um corpo esguio e elegante;
– Auxílio e tratamento de patologias;
– Liberação de endorfinas;
– Melhora da dor;
– Sensação de alívio e bem-estar
– Atende públicos especiais, como gestantes, por exemplo.

ADAPTÁVEL A VÁRIOS AMBIENTES

Primeiramente, uma das maiores características do Plank é a versatilidade.

Além de proporcionar uma infinidade de exercícios, ele pode ser utilizado em qualquer lugar. Estúdios, aulas ao ar livre, em casa – você escolhe. Após o uso, os elásticos são guardados dentro da prancha, tornando o aparelho prático para transporte e armazenamento. O intuito, antes de mais nada, é ser algo muito funcional,

O Plank pode se tornar a ferramenta curinga perfeita para você que está em casa durante a quarentena. Isso porque, além de ser ótimo para estimular a prática de atividades, ele pode facilitar ou dificultar seus exercícios, elevando o nível de treinamento.

Invista nesse equipamento que trabalha força, resistência, controle corporal e flexibilidade em um só lugar!

PLANK APLICADO EM EXERCÍCIOS PARA GESTANTES

Por Sílvia Gomes

O PLANK foi criado pensando nas exigências do mercado em relação a novos produtos e atualizações. Mas também tem tudo a ver com essa época de quarentena, não é mesmo?

Ele permite trabalhar exercícios com resistência segura. Dessa forma, foi pensado originalmente para contemplar todas as possibilidades de exercícios. A proposta inicial é que o cliente siga uma rotina diferente para cada vez usar o maior número de músculos possíveis (fibras musculares).

Antes de mais nada, de prosseguir com o assunto, muitos podem ter a mesma pergunta: PLANK é Pilates?

Não necessariamente, o PLANK é uma nova modalidade que permite a execução de exercícios originais do Pilates, mas de uma forma mais versátil e moderna. Dessa forma, ele também pode ser usado para outras metodologias, como o Treinamento Funcional. Eventualmente, pode até mesclar ambos, por exemplo.

O equipamento funciona para qualquer nível de exercício ou capacidade funcional, sendo adaptado para atender as necessidades do seu cliente. Por isso podemos desenvolver aulas personalizadas e individualizadas, como o Pilates para gestantes.

Hoje vamos dar duas dicas de exercícios no PLANK para as futuras mamães. O objetivo é diversificar e facilitar a prática de exercícios, possibilitando, desta forma, trabalhar a força, resistência, controle corporal e flexibilidade.

Dependendo da posição e angulação do tubo elástico, trabalharemos enfatizando músculos diferentes ou ângulos específicos de um mesmo músculos. Como falamos, alguns dos benefícios que temos com o PLANK é a melhora da circulação, liberação de endorfina, formação de um corpo esguio e elegante e uma sensação de alívio e bem-estar. Inegavelmente, itens indispensáveis na gestação.

OPEN CHEST

Objetivo: mobilidade da coluna em rotação, alongamento de peitoral e cadeia anterior de MMSS. Tubo amarelo dobrado no furo 1, alça de mão.

Posição Inicial: deitada em decúbito lateral, braço do lado do solo abaixo da cabeça dando suporte para a mesma. Braço de cima estendido com mão dentro da alça de mãos, tubo longo vindo do furo 6, que vem de trás do corpo.

Manter o tubo longo dando suporte para o braço estendido todo o tempo através de pequena pressão da mão na alça de mão. Fazer arcos com o braço da frente do corpo indo para trás acompanhando com a rotação da coluna. Manter braço alinhado com o ombro todo o tempo. A saber: o movimento principal é a torção!

Repetições: de 6 a 8 repetições de cada lado

open chest

SIDE LYING

Objetivo: primeiramente, estabilização da coluna vertebral e cintura pélvica através da organização do centro de força. Posteriormente, fortalecimento de glúteo médio e abdutores do quadril.

Tubo amarelo dobrado no segundo furo (à frente dos olhos), alças de coxa (ou pernas conectadas).

Posição Inicial: deitada em decúbito lateral, braço do lado do solo alongado abaixo da cabeça dando suporte. Pernas e quadris flexionados a 90 graus e empilhados. Tubo fixo na alça de coxa que estará fixa na da perna de cima.

Elevar a perna de cima mantendo a flexão do joelho em 90 graus. Estender o quadril mantendo a coluna neutra até o limite ditado pela organização do centro de força. Em seguida fazer a flexão mantendo o alongamento axial e preservando as curvas da coluna. Importante pensar na ativação e relaxamento do AP durante a extensão e flexão dos quadris, respectivamente.

Repetições: 10 a 12 repetições de cada lado

side lying

Execução dos exercícios: Fisioterapeuta Andréia Souza.

Que tal investir no PLANKFicou interessado? Deixe seu comentário!

35 thoughts on “Plank: Pilates, funcional e aeróbico em um equipamento

    • Clayton Antonio Auletta says:

      Boa noite .
      Gostei do aparelho Plank Pilates funcional muito interessante e prático para eu que faço atendimento a domicílio . Gostaria de saber como adquirir e valores obrigado .

      • Metalife Pilates says:

        Olá, Clayton. Vamos entrar em contato com você para passar todos os detalhes, ok?
        Excelente semana!

    • Metalife Pilates says:

      Olá, Joyce. Tudo bem?Passe o seu e-mail que um de nossos consultores enviará o orçamento a você, ok? ; )

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