Plank: Pilates, funcional e aeróbico em um equipamento

Plank: Pilates, funcional e aeróbico em um equipamento

O Plank é um equipamento de Pilates portátil produzido pela MetaLife. Ele vai da reabilitação ao treinamento funcional, sendo muito útil para os treinamentos em casa, atendimentos home care, ou mesmo para diversificar a rotina dos estúdios. Além disso, é uma ótima opção para quem está começando seu negócio. Leve e de fácil manuseio, pode ser facilmente transportado. Fechado, ele armazena todas as peças e quase não ocupa espaço físico.  Quatro profissionais renomados do segmento nacional prepararam séries de exercícios especialmente para o Plank: Sílvia Gomes, Keyner Luiz, Sandro Alves e Radhija Mussi.

COMO FUNCIONA

Simples e multifuncional, o equipamento funciona de maneira simples: possui tubos elásticos que podem ser fixados nas extremidades da prancha. Os tubos possuem cores diferentes e cada cor caracteriza um tipo de resistência. Assim, pode-se trabalhar exercícios de Pilates e treinamento funcional. “O objetivo e a eficácia dos tubos elásticos é clara: trabalhar a resistência dos músculos implicados e a reabilitação das articulações, já que podemos criar resistência de qualquer ângulo”, destaca a Fisioterapeuta Radhija Mussi.

Segundo a Radhija, que desenvolveu exercícios para nível avançado e funcional no Plank, os benefícios do equipamento são vários, mas alguns se destacam:

– Melhora da ativação da musculatura do core e recrutamento muscular em geral;
– Melhora da postura, equilíbrio e alongamento;
– Melhora da circulação sanguínea;
– Formação de um corpo esguio e elegante;
– Auxílio e tratamento de patologias;
– Liberação de endorfinas;
– Melhora da dor;
– Sensação de alívio e bem-estar
– Atende públicos especiais, como gestantes, por exemplo.

ADAPTÁVEL A VÁRIOS AMBIENTES

Uma das maiores características do Plank é a versatilidade – tanto de exercícios, quanto de lugares em que pode ser utilizado. Estúdios, aulas ao ar livre, utilização em casa – você escolhe. Após o uso, os elásticos são guardados dentro da prancha, tornando o aparelho prático para transporte e armazenamento.

O Plank pode se tornar a ferramenta curinga perfeita para você que está em casa durante a quarentena. Além de ser ótimo para estimular a prática de atividades, ele pode facilitar ou dificultar seus exercícios, elevando o nível de treinamento. Invista nesse equipamento que trabalha força, resistência, controle corporal e flexibilidade em um só lugar!

PLANK APLICADO EM EXERCÍCIOS PARA GESTANTES

Por Sílvia Gomes

O PLANK foi criado pensando nas exigências do mercado em relação a novos produtos e atualizações. Mas também tem tudo a ver com essa época de quarentena, não é mesmo? Ele permite trabalhar exercícios com resistência segura e foi pensado originalmente para aumentar todas as possibilidades de exercícios. A proposta inicial é que o cliente siga uma rotina diferente para cada vez usar o maior número de músculos possíveis (fibras musculares).

Antes de prosseguir com o assunto, muitos podem ter a mesma pergunta: PLANK é Pilates?

Não necessariamente, o PLANK é uma nova modalidade que permite a execução de exercícios originais do Pilates, mas de uma forma mais versátil – no entanto, ele também pode ser usado para outras metodologias, como o Treinamento Funcional – e até mesclar ambos, por exemplo.

O PLANK funciona para qualquer nível de exercício ou capacidade funcional, sendo adaptado para atender as necessidades do seu cliente. Por isso podemos desenvolver aulas personalizadas e individualizadas, como o Pilates para gestantes. Hoje vamos dar duas dicas de exercícios no PLANK para as futuras mamães. O objetivo é diversificar e facilitar a prática de exercícios, possibilitando trabalhar a força, resistência, controle corporal e flexibilidade.

Dependendo da posição e angulação do tubo elástico, trabalharemos enfatizando músculos diferentes ou ângulos específicos de um mesmo músculos. Alguns dos benefícios que temos com o PLANK é a melhora da circulação, liberação de endorfina, formação de um corpo esguio e elegante e uma sensação de alívio e bem-estar.

OPEN CHEST

Objetivo: Mobilidade da coluna em rotação, alongamento de peitoral e cadeia anterior de MMSS. Tubo amarelo dobrado no furo 1, alça de mão.

Posição Inicial: Deitada em decúbito lateral, braço do lado do solo abaixo da cabeça dando suporte para a mesma. Braço de cima estendido com mão dentro da alça de mãos, tube longo vindo do furo 6, que vem de trás do corpo.

Manter o tubo longo dando suporte para o braço estendido todo o tempo através de pequena pressão da mão na alça de mão. Fazer arcos com o braço da frente do corpo indo para trás acompanhando com a rotação da coluna. Manter braço alinhado com o ombro todo o tempo. O movimento principal é a torção!

Repetições: de 6 a 8 repetições de cada lado

open chest

SIDE LYING

Objetivo: Estabilização da coluna vertebral e cintura pélvica através da organização do centro de força. Fortalecimento de glúteo médio e abdutores do quadril.

Tubo amarelo dobrado no segundo furo (à frente dos olhos), alças de coxa (ou pernas conectadas).

Posição Inicial: Deitada em decúbito lateral, braço do lado do solo alongado abaixo da cabeça dando suporte. Pernas e quadris flexionados a 90 graus e empilhados. Tubo fixo na alça de coxa que estará fixa na da perna de cima.

Elevar a perna de cima mantendo a flexão do joelho em 90 graus. Estender o quadril mantendo a coluna neutra até o limite ditado pela organização do centro de força. Em seguida fazer a flexão mantendo o alongamento axial e preservando as curvas da coluna. Importante pensar na ativação e relaxamento do AP durante a extensão e flexão dos quadris, respectivamente.

Repetições: 10 a 12 repetições de cada lado

side lying

Execução dos exercícios: Fisioterapeuta Andréia Souza.

Que tal investir no PLANKFicou interessado? Deixe seu comentário!

26 thoughts on “Plank: Pilates, funcional e aeróbico em um equipamento

    • Metalife Pilates says:

      Oi, Carla. Tudo bem? Precisamos do seu telefone e email, para entrar em contato e passar o orçamento. Pode nos enviar, por favor?

    • Metalife Pilates says:

      Olá, Joyce. Tudo bem?Passe o seu e-mail que um de nossos consultores enviará o orçamento a você, ok? ; )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *