A cada R$ 100 em compras de acessórios ou peças aqui no site, em até 2 dias úteis você ganha um cupom para qualquer arte digital decorativa no valor de R$ 24,90. Promoção válida até 30/09/2020.

Fechar X

Atletas e o realinhamento postural com Five

Entenda como o método Five pode atuar no realinhamento postural de atletas, além de ajudar no desempenho esportivo. O método, prioritariamente, atua na melhora das dores, evita lesões e traz mais qualidade de vida.

Durante a prática de algumas atividades físicas, como corrida, tênis e vôlei, por exemplo, a articulação dos quadris é uma das mais afetadas pelo impacto (depois do joelho). Isso porque essa parte do corpo é a que sustenta todo o nosso peso, sendo ainda responsável pela estabilização do eixo axial.

Dessa forma, o excesso de tensão pode causar o desequilíbrio das articulações e provocar sérias lesões. O esforço repetitivo e o excesso de carga, por sua vez, podem causar inflamações, como a tendinite e a bursite. Mas, além do perigo de lesões locais, a postura também pode sofrer alterações, sobrecarregando, sobretudo, os joelhos e a coluna. Posteriormente, ocasionando diversos outros problemas ainda mais graves.

Treinamento exaustivo de atletas

five

Os atletas, que precisam treinar todos os dias, repetindo praticamente os mesmos movimentos sempre, acabam sendo mais prejudicados, sentindo diretamente, a médio e longo prazo, os efeitos desse impacto. Pior que, muitas vezes, acabam por encurtar suas carreiras. Infelizmente, temos muitos exemplos no mundo. O próprio Guga Kurten, um dos maiores tenistas mundiais, encerrou sua carreira precocemente devido a problemas nos quadris.

O Educador Físico Augusto Felipe, instrutor Five em São Paulo, explica que isso acontece porque no esporte o rendimento máximo dos atletas sempre é exigido. Desta forma, o treino diário acaba sendo exaustivo e repetitivo. “Isso acaba gerando um alto nível de lactato, fazendo com que a musculatura fadigue mais rápido. As vezes pelo longo período de treino, as vezes porque exige mais do que seu corpo consegue suportar. Mas tudo isso pode comprometer a integridade física do atleta, que, na maioria das vezes, é forçado a interromper sua carreira devido a uma lesão”.

Como o Five pode ajudar

Um dos focos principais do Five é liberar a tensão dos músculos, em especial os do quadril e da cadeia flexora, responsável pelo equilíbrio do corpo. Dessa forma, além de diminuir (ou até mesmo eliminar) as dores, o método previne essas possíveis lesões.

Além disso, o Five melhora a qualidade de vida, mesmo para atletas de alto rendimento que são submetidos a altas cargas e movimentos repetitivos. “O Five vem otimizar o treino do atleta, garantindo que a musculatura tenha mais mobilidade. Com isso, o atleta diminui a carga nas articulações, tendo mais liberdade de movimento”, conta Augusto.

Caso de sucesso com Five

Paulo Coco, renomado treinador da seleção brasileira de vôlei feminino e ex-atleta profissional da modalidade, apresentava várias dores devido às cirurgias que realizou durante sua trajetória esportiva. Ao chegar ao centro de treinamento da MetaLife, em São Paulo, Paulo foi acompanhado pelo Educador Físico Augusto Felipe, que analisou suas compensações anatômicas e realizou uma avaliação postural para identificar os pontos de encurtamento e iniciar o treinamento com Five.

Augusto notou uma compensação excessiva no quadril. “Isso acontece devido ao encurtamento da musculatura psoas anterior e reto-femoral, acarretando para uma flexão de tronco em razão ao encurtamento da cadeia anterior”.

Até o momento, Coco realizou quatro semanas de treinamento, passando por todos os equipamentos. Ele praticou somente o Five três vezes por semana, em sessões que duraram cerca de 40 minutos, em média. Com o treinamento Five ele conseguiu ter uma melhora significativa da flexibilidade do quadril e realinhamento da postura, voltando ao seu eixo natural. Desta forma, minimizou – e muito – as dores compensatórias. Agora Paulo segue o treinamento que costuma fazer no dia a dia, a fim de manter sua condição atual e prevenir problemas futuros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *