Five Konzept associado ao método Pilates

O método Five, aliado ao Pilates, ou mesmo a outros tipos de treinamentos, tem sido cada vez mais utilizado dentro dos estúdios e academias do País. Isso porque ele traz resultados incríveis para a saúde e qualidade de vida das pessoas. Os objetivos são os mais diversificados.

Abaixo, o relato da Joice Maria Vargas Monteiro. Ela é Bailarina, Fisioterapeuta, Osteopata, Instrutora de Pilates há 10 anos e proprietária de um estúdio de sucesso no interior de São Paulo. Para Joice, o Five é utilizado para facilitar o trabalho de evolução dos alunos. “Ele proporciona mobilidade articular e prolongamento muscular, usando extensão de coluna, como na dança”. Confira!

Joice Vargas

A história de Joice Vargas com Pilates

Ao me formar em fisioterapia e osteopatia, já no primeiro ano de atendimento, me deparei com várias recidivas. Os pacientes melhoravam ao terminar o tratamento, mas após três meses, mais ou menos, voltavam com a mesma queixa.

Observei que quando voltavam a trabalhar ou fazer suas atividades de vida diária, ou até mesmo seu esporte favorito, a dor voltava. Eles precisavam de uma manutenção, algo que corrigisse, alinhasse suas posturas e fortalecesse a musculatura intrínseca. Foi quando decidi me tornar instrutora de Pilates e aplicar o método como continuidade do tratamento. Os resultados foram fantásticos. Muitos dos pacientes adotaram o método como atividade física regular, mesmo não sentindo mais dores.

E mais uma vez me deparei com uma dificuldade…como evoluir esse paciente que não sente mais dor?

Relação do Five com a dança

O método Pilates é dividido em básico, intermediário e avançado. Mas, para se chegar ao nível avançado, além dos princípios do Pilates, como respiração, centro de força, equilíbrio, concentração e fluidez bem estabelecidos, é necessário muita mobilidade articular e prolongamento muscular.

Me lembro que quando participei da formação em Pilates, senti muita facilidade em entender o método e realizar os exercícios. Na minha turma tinha pessoas mais fortes e bem mais ativas do que eu e me questionaram o que eu fazia. Eu respondi: eu danço desde os nove anos de idade – prático ballet e jazz dance. Aí estava a diferença: consciência corporal, alinhamento, musculatura postural forte e um excelente alongamento.

Five como forma de evoluir o paciente

Comecei a pesquisar como poderia trabalhar isso com meus alunos de Pilates. Foi quando conheci, há dois anos, o método Five Konzept – cinco aparelhos que trabalham mobilidade articular e prolongamento muscular, usando extensão de coluna, assim como no ballet. Esses movimentos acabam compensando todo nosso dia a dia em flexão de coluna ao dirigir, ao usar o celular, ao ficar em frente ao computador, entre outras coisas.

Hoje utilizo o método Five Konzept no meu estúdio de Pilates como uma ferramenta de evolução. Através dele consigo evoluir os alunos para avançado com mais facilidade.

Joice Maria Vargas Monteiro
Bailarina, Fisioterapeuta, Osteopata e Instrutora de Pilates
Studio Pilates Joice Vargas

E você, tem uma história com Five? Conte pra gente: conteudo@metalife.com.br

2 thoughts on “Five Konzept associado ao método Pilates

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *